Revolução Russa
Por: 75399 • 10/12/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 607 Palavras (3 Páginas) • 161 Visualizações
Revolução Russa
Completando 100 anos em 2017, a Revolução Russa foi uma série de eventos turbulentos políticos na Rússia que caracterizaram o fim do regime absolutista do czar Nicolau II e a instauração do poder soviético sob liderança de figuras como Lênin, Trótski e Stalin, formando a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. Conheça os principais fatos para entender por que e como aconteceu a ascensão do socialismo no país:
Por que aconteceu? Os antecedentes à Revolução
- No final do século XIX, a Rússia não havia passado pelas reformas ocorridas na Europa Ocidental a partir da Idade Moderna: na política, o czarismo era o regime de absolutismo centralizado no imperador russo que exercia autoridade máxima; na economia, a servidão feudal ainda recém sido abolida e a agricultura continuava predominantemente baseada no trabalho dos camponeses.
- A maioria das terras pertencia às classes da nobreza e ao clero da Igreja Ortodoxa, similar à estrutura da Idade Média.
- Os trabalhadores viviam em extrema miséria pagando altos impostos para manter a base do sistema czarista e Nicolau II. Isso levou à organização dos trabalhadores de forma sólida e combativa, mantendo vínculos estreitos com as massas camponesas.
- Três acontecimentos levaram à eclosão da Revolução pela insatisfação popular:
- A derrota na Guerra Russo-japonesa;
- O episódio do Domingo Sangrento, no qual 200 mil cidadãos reunidos em protesto foram massacrados pelas tropas czaristas;
- O fracasso na Primeira Guerra Mundial, pois a Rússia não estava preparada para entrar na guerra causando crescimento de rebeliões e de greves, inflação desenfreada, redução da produção agrícola, gerando fome, e revoltas dos soldados que estavam na guerra.
- A formação dos sovietes (organização de trabalhadores russos) sob a liderança e Lênin, líder do partido bolchevique, a ala mais radical do então Partido Operário Social Democrata Russo, defendendo que os trabalhadores somente chegariam ao poder pela luta revolucionária.
Como aconteceu?
A Revolução compreendeu duas fases distintas: A Revolução de Fevereiro de 1917, que derrubou o czarismo de Nicolau II da Rússia, e procurou estabelecer em seu lugar uma república de cunho liberal; a Revolução de Outubro, na qual o Partido Bolchevique, liderado por Vladimir Lênin, derrubou o governo provisório e impôs o governo socialista soviético. Veja:
- Os Mencheviques instalam a República de Duma em fevereiro de 1919, liderados por Alexander Kerensky, mas não conseguem conter a insatisfação do povo.
- A criação da Guarda Vermelha e a liderança de Lênin nos sovietes levam os bolcheviques a liderarem em outubro uma nova revolução sob o lema “Pão, paz e terra”.
- As primeiras medidas do governo foram:
- Retirada da Rússia da guerra;
- Supressão das grandes propriedades rurais, confiadas agora à direção de comitês agrários;
- Controle das fábricas pelos trabalhadores;
- Criação do Exército Vermelho, com a finalidade de defender o socialismo contra inimigos internos e externos.
- Adoção do o sistema de partido único: Partido Comunista;
- Instituição da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (1922)
- Após uma guerra civil de opositores ao governo de Lênin, é feito um plano para recuperar a economia, a Nova Política Econômica (NEP), dando maior liberdade de comércio interno e autorização para funcionamento de pequenas empresas.
...