TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SÍNTESE: A DISSIPAÇÃO DA INTOLERÂNCIA

Por:   •  17/3/2019  •  Resenha  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Filosofia

Curso: História

Professor: Carlos Alberto Tolovi

SÍNTESE: A DISSIPAÇÃO DA INTOLERÂNCIA

Na contemporaneidade a intolerância é um mal que continua a assombrar o homem, mal esse consequente dos seus discursos falaciosos pautados no senso comum. No entanto Platão, na Alegoria da Caverna, já tentava alertar ao homem sobre o perigo de se viver no senso comum e contribui para a explicação de qual a verdadeira missão de um filósofo. Conseguinte, atrelados a esse pensamento de Platão, filósofos como Nietzsche, M. Buber, Heidegger e Wittgenstein passam a ressignificar a filosofia com conceitos passíveis de reflexão, o que nos permite indagar que a filosofia em si não estabelece padrões referentes ao que deve-se ou não fazer para se estar externo ao senso comum (uma vez que fazendo isso não estaria se diferindo do senso comum), mas sim nortear as pessoa sobre o que se deve fazer para sair do senso comum.

A intolerância existe principalmente pelo fato do homem defender suas verdades, que para ele, são verdades não passíveis de questionamentos principalmente no que se refere  a religião, pegando como exemplo o cristianismo onde a relação do homem com Deus é inquestionável e mediante ao que a filosofia nos permite refletir, formula-se a questão: “Se a relação com Deus é dogmática, será Deus um objeto a ser defendido”, discutida até mesmo nos debates filosóficos pautados em sala de aula.

Compreende-se essência humana como algo incapaz de ser retirado do homem, algo que está ali escondida e que só será revelada quando o homem for condicionado a situações que exija a mesma. Contrapondo isso tem-se a aparência, que é pela minha compreensão, justamente a imagem que o homem produz sobre si mostrando apenas aquilo que ele quer que as pessoas vejam causando assim uma falsa imagem da humanidade contribuindo para a intolerância. Porém o homem tem algo que possibilita mudar isso, algo denominado de potência, que também pela minha compreensão é a capacidade que homem te ser oque realmente é ou não, que pode ser de acordo com a realidade de cada indivíduo influente porém não determinante porque querendo ou não quem escolhe ser ou não é o indivíduo, e o que ele vai se tornar chama-se ato.

Contudo também se tem o conceito de linguagem que abrange conceitos de signo, símbolos e sinais dentre os quais o signo é o mais importante pois ultrapassa os limites do objeto a ser defendido e projeta significados sobre o mesmo. Esses conceitos são fundamentais para a dialética que exige muita reflexão podendo gerar ideologias sejam as mesmas negativa ou positivas, destorcendo ou revelando a realidade o que se torna algo extremamente importante para se quebrar o paradigma da intolerância.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (51.3 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com