TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Carga Geral

Por:   •  3/11/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.114 Palavras (5 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 5

                 Carga geral

 É denominada carga geral aos volumes de acondicionados em sacos, fardos ,caixas , cartões , engradados, amarrados, tambores etc.. ou mesmo volumes sem embalagens como os veículos maquinários industriais ou blocos de pedras .

 Portanto  a carga geral  são todas as mercadorias de uma maneira geral embalada , porem também podem vir sem a sua embalagem ‘solta’ em um determinado estagio industrial, que necessita de arrumação ‘estivagem’ para ser transportada em um navio, refrigerado ou não .

 Exemplos de mercadorias com embalagens  packed, citamos amarrados/atacado , bobina/rolo , caixote amarrado .

 Mercadorias que não necessitam de embalagens citam-se animais vivos, chapas de ferro, madeira ou aço, pedras em blocos , pneus soltos, veículo, e tubos de ferro .

Carga geral podem ser caracterizada  por carga solta e unitizada .

  1. Carga unitizada

 É uma carga constituída de materiais embalados ou não , arranjados e acondicionados de modo a possibilitar a movimentação e armazenagem por meios mecanizados como uma única unidade. Também visando reduzir os custos de viagem e o tempo de permanência dos veículos transportadores nos portos de embarque e desembarque, além de conceder maior segurança á carga, eliminando seu manuseio direto.

  1.  Carca Solta

Inclui volumes acondicionados sob dimensões e formas diversas ,ou seja , sacarias, fardos, caixas de papelões  e madeira , engradados, tambores e entre outros.  A carga solta, a perda significativa de tempo na sua manipulação , no seu carregamento e descarregamento devido a grande quantidade de pequenos volumes , que sujeita a perda e avarias e suas variedades de mercadorias .

Sistemas de Unitização de cargas

Os principais sistemas de unitização :

  1. Pre-ligagem : é a carga condicionada em redes especiais de nylon ou corda , de forma que proporciona o fácil manuseamento por guindastes , que permite o aumento da velocidade de carregamento e descarregamento.
  2. Paletização :  São utilizados engradados de madeira como suportes de cargas que ficam atacadas a estes , os quais possuem vãos em sua parte inferior de modo a permitir o encaixe dos garfos das empilhadeiras , gerando desta forma, uma otimização do manuseio da carga .
  3. Conteinerização : Consiste na alocação de cargas em um receptáculo em forma de baú chamado de container, que proporciona maior segurança e facilidade de manuseio e transporte. Devido a sua capacidade de fácil e ágil transferência entre varias embarcações (terrestre, marítimas ,ou áreas) sem o prejuízo de carga , proporciona por sua padronização a nível mundial, a Conteinerização a unitização de carga mais largamente utilizada  no transporte internacional .

Vantagens e desvantagens.

Paletes  e suas vantagens :

  1. Redução de perda, roubos e avarias a carga.
  2. Redução de rotulagem e marcação dos embarques, pois não é necessário as operações para cada item ..
  3. Possíveis reduções de utilização de mão de obra na movimentação de carga, nas dependências da empresa exportadora.
  4. Aumento da capacidade das instalações de estocagem, por meio de maiores alturas de empilhamento.
  5. Rapidez na operações de carregamento e descarregamento de veículos e embarcações , permitindo aumento da rotatividade dos mesmo.
  6. Redução das taxas de capatazia no porto de embarque. A maiorias dos portos apenas quando o peso da unidade de carga excede a 1.000kg
  7.  Redução das taxas de estiva no porto de embarque. Vantagem so é diretamente apropriada pelo exportador quando ele contrata e paga o serviço de estiva da mercadoria a bordo do navio.
  8.  Frete básico marítimo inferior aquele pago com emprego de outras formas de acondicionamento , quando há frete promocional
  9. Descontos e franquias concedidos sobre o valor do frete básico marítimo ( liner-terms).
  10.  Possibilidade de aplicação do conceito de “ sistema global de transportes” no qual a carga se movimenta na forma unitizada desde as dependências do produtor ate a loja de varejo, onde a mercadoria pode ser vendida diretamente do pallet.

  

Palites e suas desvantagens.

  1. Espações perdidos dentro da unidade de carga.
  2. Investimentos na aquisição de pallets acessórios para a fixação da mercadoria á plataforma e equipamentos para a movimentação das unidades de carga (sensivelmente menores que os necessários para a movimentação de contêineres).
  3. Peso próprio da plataforma e o volume da mesmo podendo aumentar o valor do frete se os transportadores não estabelecem franquias para essas características físicas do pallet.
  4. Eventual exigências de modificações nos lay-outs das instalações do exportador e dos terminais intermediários.

Algumas vantagens dos contêineres:

  1. Redução de perdas, roubos e avarias á carga.
  2. Possíveis redução de custos de rotulagem e embalagem, sendo todas observadas, principalmente nos casos em que contêineres são transportados porta(exportador) a porta (importador).
  3. Possíveis redução de mão de obra  na movimentação de carga, nas dependências da empresa exportadora.
  4. Estocagem de mercadoria em áreas descobertas. Fator que pode ser neutralizado se o exportador pagar taxa de demurrage (sobreestadia) pelo o uso do container além do seu prazo livre.
  5. Rapidez  nas operações de carregamento e descarregamento de veículos e embarcações, permitindo em consequência o aumento da rotatividade dos mesmo.
  6. Redução de taxas de capatazia no porto de embarque.
  7. Possíveis reduções dos tempos totais de viagens, com o emprego de navios expressos.  
  8. Redução de taxas de estiva, conferencia e conserto de carga no porto de embarque. Portanto esta vantagem só é diretamente apropriada pelo exortador na situação em que este contrata e paga o serviço de estiva de mercadoria a bordo do navio.

Container e suas desvantagens

  1. Espaço perdido dentro da unidade de carga.
  2. Pagamento do aluguel do container.
  3. Transporte do container vazio para o local onde se faz estufagem do mesmo.
  4. Pagamentos das taxas de demurragem , pelo uso do container, quando este fica á disposição do exportador por um período além do prazo livre.
  5. Exigência de equipamentos de alto investimento para a movimentação da unidade de carga nos locais de expedição e recebimento , nos pontos de transferência de veiculo de transporte.  
  6. Custo reparos, de reposição e retorno dos contêineres, entre outros .

Vantagens das lingas

  1. Redução de perdas, roubos e avarias a carga.
  2. Rapidez nas operações de carregamento e descarregamento de veículos e embarcações, permitindo em consequência, o aumento da rotatividade dos mesmos.
  3. Redução das taxas de capatazia no porto de embarque. Na maioria dos portos, apenas quando o peso da unidade de carga excede 1.000 kg.
  4. Descontos concedidos sobre o valor do frete básico marítimo (liner terms)

Desvantagens das lingas

  1. Investimentos na aquisição de lingas e equipamentos para a movimentação das unidades de cargas.
  2. Custo de reposição e retorno das lingas, caso não sejam descartáveis.

Existem muitos tipos de  cargas, e na hora de custear o frete é importantíssimo a carreta identificação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (71.4 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com