TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cidade Antiga

Artigos Científicos: A Cidade Antiga. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  1.107 Palavras (5 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 5

Convém acreditar que as duas concepções remontam tempos ancestrais, mas a ideia dareligião física foi preciso muito mais tempo para a formação de uma doutrina precisa, pelofato de ser mais complexa em suas concepções. É verdade que está religião não nasceu de umhomem ou de profetas, aparece nas diferentes concepções humanas, por sua força sobre todosos seres, e isso leva a uma ideia de religiosidade parecida pelo fato de serem baseadas emelementos iguais a todos. Todavia isso não impediu as diferenças em relação ao conceito dedeuses de cada grupo, que por muito tempo foi confusa e seus deuses diversos. Usando as

exatas palavras de Fustel de Coulanges, “

O sol que fecunda, a terra que alimenta, a nuvemera benfazeja ora funesta, tias eram os principais poderes com os quais se podiam fazer os

deuses”.

Por este trecho observa-se que os elementos divinizados não eram muitos. Umgrande exemplo é a divinização do sol, com diferentes nomes, mas mesmo com o tempo essesgrupos de homens não reconheceram que tinham diferentes nomes para o mesmo astro.Muitos deuses podiam ter o mesmo nome, mas sem ligação entre eles, pois como Apolo eHércules eram deuses não somente de um grupo, isso porque estas eram palavras delinguagem usual que denominavam um ser divino. Como esta criação se deu quando ainda sedividiam os grupos em famílias, cada uma criou seus deuses de forma a proteger a família ecujas as boas graças não se podia dividir com estranhos. Cada família tinha para si uma ideiade deus a partir de um mesmo elemento, donde originam-se milhares de cultos locais e aslutas de deuses, que representam as lutas de famílias. Muito tempo foi preciso que essesdeuses saíssem apenas do culto familiar, e observa-se que muitos deles nem chegaram a sair deste círculo doméstico. A medida que uma divindade familiar ia ganhando prestígio todauma aldeia ou cidade desejava adota-la, contudo se uma famílias aceitasse o culto público deseu deus, ficava restrito a apenas membros da famílias o sacerdócio. É certo dizem portantoque essa segunda religião é mais apropriada ao crescimento social do homem muito mais queo culto aos mortos, que ficavam senão somente ao culto de pequeno número de pessoas.A religião dos deuses da natureza era muito mais vasta, novamente citando um trecho

do livro de Coulanges, “

Nenhuma lei rigorosa se opunha a que cada um desses cultos se propagasse; não estava na natureza íntima desses deuses serem adorados apenas por uma família, rejeitando os estranhos. Enfim, os homens deviam chegar insensivelmente a perceber que o Júpiter de uma família era, no fundo, o mesmo ser, ou a mesma concepção que o Júpiter da outra, o que jamais poderiam acreditar se se tratasse de dois manes, ou de dois

antepassados ou de dois lares”.

Essa nova religião traz toda uma nova moral, que não servia apenas a ensinar ao

homem os deveres da família. Todos os deuses em certos momentos “apareciam” aos mortais,

por vezes para assistir suas lutas, ou segundo suas concepções, até mesmo intervir junto aocombate. A mediada que a religião do culto a natureza cresceu a sociedade seguiu os mesmocaminho. Podemos portanto entender que segundo Coulanges com a ascensão da religião asociedade e a compreensão humana sofreram mudanças, o que nos leva agora sim a formaçãodas cidades.A família a fratria e a tribo foram constituídas para ser um corpo independente, poistinha culto especial, qual estranhos não participavam. Mas como várias fratrias aviam seunido para formar as tribos várias tribos podiam unir-se, com a condição de tolerânciareligiosa, a partir deste momento começa a existir a cidade. É importante lembrar que foinovamente o culto que constituiu esse vínculo desta nova associação. Da tribo passou acidade, mas nem por isso se dissolveu os cultos fratriarcais e familiares. Dentro da sociedadecoexistiam uma multidão de pequenos cultos, que acima deles criou-se um culto comum, edentro da multidão de pequenos governos criou-se um governo comum.A cidade era uma confederação, por essa razão era obrigada a respeitar todos ou cultosreligiosos e crenças assim como a independência civil das famílias e fratrias, e respeitava enada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com