A Comissão Econômica
Por: jmdutra1 • 19/8/2018 • Ensaio • 483 Palavras (2 Páginas) • 103 Visualizações
O que é a Cepal ?
A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) é um órgão institucional criado pelo conselho econômico e social das nações unidas, em 25 de fevereiro de 1948, Foi criada basicamente para instituir e monitorar as políticas direcionadas à promoção do desenvolvimento econômico da região latino-americana, tal como auxiliar as ações a serem colocadas em pratica que proporcionassem um fortalecimento econômico dos países da região, foi criada também no intuído de ajustar a relação que os países tem entre si e para com o resto do mundo. Em outras palavras objetivo foi contribuir para o desenvolvimento econômico da América Latina, posteriormente, seu trabalho ampliou-se para os países do Caribe e se incorporou o objetivo de promover o desenvolvimento social e sustentável.
Todos os países que constituem a américa latina, algumas nações Europeias, que segundo o site oficial, são estados que mantém vínculos históricos, econômicos e culturais, como Espanha, Alemanha, Holanda, Portugual, França, além de outros países da américa do norte e américa central que também fazem parte, como por exemplo os E.U.A e México, e alguns países menores da região Asiática.
Slide 2. Secretaria. Atualmente a sede principal da Cepal funciona na cidade de Santiago, Chile, porém possui duas Sedes sub-regionais, uma para a América Central, localizada no México, e a outra para o Caribe, localizada em Porto Espanha, Trinidad e Tobago. Além é claro de 5 escritórios nacionais: em Brasília, em Bogotá, em Buenos Aires, em Montevidéu e em Washington.
A cada dois anos a CEPAL convoca representantes técnicos e de alguns ministérios de seus Estados-membros, para debater temas relacionados com o desenvolvimento econômico e social da região. Essas reuniões correm cada vez em um país-membro distinto, atuando como anfitrião.
3- Nos anos recentes a CEPAL tem-se dedicado particularmente ao estudo dos desafios que propõe a necessidade de retomar o caminho do crescimento sustentável, assim como a consolidação de sociedades plurais e democráticas. No marco da proposta geral, conhecida como transformação produtiva com eqüidade, foram consideradas questões tais como o papel da política social; o tratamento dos aspectos ambientais e demográficos e a estratégia educativa; a necessidade do progresso técnico para inserir-se de maneira competitiva no âmbito global, consolidar a estabilidade das economias da região e dinamizar seu processo de expansão.
4-Cepal no Brasil- A presença da CEPAL no Brasil teve início com um acordo de colaboração entre a CEPAL e o BNDES, em outubro de 1952, quando foi criado o Grupo Misto de Estudos CEPAL/BNDES, que se propôs a avaliar o ritmo de crescimento do Brasil e traçar programas de desenvolvimento e metas para um período de dez anos, esse grupo também oferecia cursos de capacitação técnica.
Rio de Janeiro foi a cidade escolhida para ser instalada o Centro de Desenvolvimento Econômico CEPAL/BNDES, a primeira representação formal da CEPAL no Brasil.
Na segunda metade da década houve uma desvinculação da cepal com o BNDS.
Contexto Histórico-
...