A Crise Econômica De 1929 E Seus Efeitos Mundiais
Trabalho Escolar: A Crise Econômica De 1929 E Seus Efeitos Mundiais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kamila12345 • 22/11/2014 • 201 Palavras (1 Páginas) • 2.761 Visualizações
A crise econômica de 1929 e seus efeitos mundiais
História da Crise de 29: contexto histórico
Durante a Primeira Guerra Mundial, a economia norte-americana estava em pleno desenvolvimento. As indústrias dos EUA produziam e exportavam em grandes quantidades, principalmente, para os países europeus.
Após a guerra o quadro não mudou, pois os países europeus estavam voltados para a reconstrução das indústrias e cidades, necessitando manter suas importações, principalmente dos EUA. A situação começou a mudar no final da década de 1920. Reconstruídas, as nações européias diminuíram drasticamente a importação de produtos industrializados e agrícolas dos Estados Unidos.
Efeitos da crise
Em outubro de 1929, percebendo a desvalorizando das ações de muitas empresas, houve uma correria de investidores que pretendiam vender suas ações. O efeito foi devastador, pois as ações se desvalorizaram fortemente em poucos dias. Pessoas muito ricas, passaram, da noite para o dia, para a classe pobre. O número de falências de empresas foi enorme e o desemprego atingiu quase 30% dos trabalhadores.
A crise, também conhecida como “A Grande Depressão”, foi a maior de toda a história dos Estados Unidos. Como nesta época, diversos países do mundo mantinham relações comerciais com osEUA, a crise acabou se espalhando por quase todos os continentes.
...