TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cultura Africana

Por:   •  4/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  492 Palavras (2 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Licenciatura em História

Professor: Tiago Tadeu Contiero

Acadêmico: Roberto Varão dos Santos - RA8089335

História da África

Atividade de Portfólio

Atividade de Portfólio

          Nas leituras que efetuamos nesse ciclo, pudemos notar a riqueza cultural do continente africano, bem como a importância que os africanos tiveram na construção cultural brasileira. A partir disso, desenvolva um texto dividido em duas partes. Na primeira, indique quais as principais características culturais do continente africano pré-colonização. Na segunda parte, explique como a presença dos africanos no Brasil contribuiu com a construção de nossa cultura. Cite exemplos.

          Através do estudo proposto no Ciclo 2 desta unidade, podemos afirmar que a historia da África muitas das vezes é repassada de forma equivocada, ela não pode ser pensada a partir do contato com os Europeus. Antes das colonizações, diversas sociedades autônomas já existiam na África, contavam com sua própria organização econômica, política e cultural, estes povos se organizavam em aldeias formadas por conjuntos de famílias que viviam sob o comando de conselhos de anciãos e de chefes de clãs. 

          No período pré-colonial o continente africano também não era homogêneo, a unidade continental africana não simbolizava uma única unidade cultural, tendo como principal característica a pluralidade cultural, a historia da África sempre foi contada de fora para dentro, desconsiderando o dinamismo de seus reinos ou impérios que foram importantes para a difusão e manutenção de tradições culturais. Outra característica importante é a incorporação da cultura e religião do islã á cultura nativa do continente através do Sudão. Outra característica que marca a cultura africana no período pré-colonial é a escravidão, eles escravizavam-se uns aos outros por questões de identidade cultural. Eles não se conheciam como africanos, pois se identificavam de diversas maneiras como: pela família, clã, tribo, etnia, língua, religião, país ou Estado. Essa diversidade sugere uma sociedade bem mais complexa do que designamos por
africanos.

          Com a vinda dos escravos da África para o Brasil, vieram com eles os costumes, as religiões e as tradições, assim contribuíram para a cultura brasileira de forma significativa em diversos aspectos como: música, religião, culinária e idioma. Na musica podemos citar o samba, na religião tem o candomblé, umbanda e macumba, todas de origem africanas, na culinária podemos citar alguns pratos típicos encontrados na Bahia como o vatapá, o caruru e o acarajé, no idioma têm alguns exemplos de palavras como: cachaça, dendê, fuxico, berimbau, quitute", cangaço, quiabo, senzala, corcunda, batucada, zabumba, bafafá, axé, entre outros.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

SILVA, C. A. F. da; CONTIERO, T. T. História da África. Batatais: Claretiano, 2016. Caderno de Referência de Conteúdo – CRC Material na Sala de Aula Virtual Unidade 2

MATTOS, R. A. História e cultura afrobrasileira. São Paulo: Contexto, 2013 Livro eletrônico Biblioteca Digital Pearson Páginas 155 – 200.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (96.6 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com