A Defesa Do Liberalismo Economico
Trabalho Universitário: A Defesa Do Liberalismo Economico. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: victoriamariams • 2/12/2014 • 275 Palavras (2 Páginas) • 354 Visualizações
A defesa do Liberalismo Econômico
Com a expansão da industrialização surgem dúvidas se esse progresso beneficiaria a todos ou se o individualismo cresceria alimentado pelo espírito de competição matando a solidariedade humana.
Adam Smith apresenta uma tese em seu livro "A Riqueza das Nações" que é no mínimo perturbadora: o egoísmo é útil para a sociedade, pois leva a pessoa a se esforçar para melhorar a própria condição, o que poderia vir a ser a criação de riquezas.
Defendia o Liberalismo Econômico, que era a ideia de plena liberdade econômica para que a iniciativa privada pudesse crescer sem obstáculos do Estado. Dessa livre concorrência nasceria um mercado regulado, com preços em queda pela concorrência e desenvolvimento tecnológico. . Sem a intervenção do estado o mercado aos poucos se ajustaria... Será?
Para Smith, quando buscamos algo bom para nos mesmos, isso impacta positivamente na sociedade. Se buscarmos uma roupa que nos deixe alinhados, bonitos, o vendedor percebendo nossa intenção, procura nos indicar roupas de boa qualidade.
√ Mas, por qual motivo ele vende roupas boas para pessoas que nem conhece? Seria porque ele gostaria de vê-las bem vestidas ou porque há uma comissão pela venda da roupa?
Certamente, ele está de olho na comissão que vai receber, e foi o individualismo do vendedor que abriu a possibilidade de nos vestirmos bem ou de realizarmos uma boa compra. A isso damos o nome de capitalismo.
...