A Economia do Império
Por: lorquisa • 12/7/2019 • Bibliografia • 1.041 Palavras (5 Páginas) • 134 Visualizações
Desafio Consulting Club
Case Descomplica
Apresentação do projeto
Lucas Orquisa
1º Slide: Apresentação da Equipe, no caso do único Membro.
2º Slide: Vamos começar respondendo a 1º pergunta, podemos fazer uma comparação do Descomplica com uma academia que quer saber a sua eficiência nos treinos, para isso basta perguntar aos que treinam. A questão mais importante a ser levantada dentro desta é se as pessoas têm a real noção de seu progresso e estágio atual de aprendizado, pois de acordo com Christopher Chabris e Daniel Simons no Livro “O Gorila Invisivel” a maioria das pessoas acha que domina algo pelo simples conhecimento superficial.
3º Slide: Então como o aluno pode ter noção de seu estágio e avanços? Será mostrado primeiro uma foto do ator “The Rock” nos anos 90 e irei perguntar se todos na sala o acham forte, em seguida mostrarei a foto do ator atualmente mostrando que a noção de forte ou fraco do mesmo muda muito quando comparada entre as duas fotos. O objetivo disso é mostrar a necessidade de acompanhamento de progresso (como numa academia seria um acompanhamento de treino) e que apenas tendo uma clara noção de seus resultados durante os meses é que se pode saber a eficiência que foi ou não atingida. No caso de um aluno que acaba de entrar no projeto poderia ser feito um teste de aptidão, assim como feito em qualquer escola de inglês para entender o nível do aluno.
4º Slide: Tal acompanhamento de progresso poderia ser feito através do nível e media de acertos dos alunos nos exercícios aplicados, assim como provas feitas, tudo pode ser mostrado em barras com porcentagens dividida por matérias e submatérias, criando assim um banco de dados com desenvolvimento de cada aluno através dos meses, gerando a sensação de progresso que pode ser acompanhada. A ideia é que, como em uma escalada, você precisa olhar para baixo para saber o quanto está alto.
5ºSlide: Uma forma além de provas e exercícios de provas o saber dos alunos seria a criação de um espaço na plataforma onde eles possam compartilhar o que já sabem e se sentem bons, seja com fotos de resumos ou vídeos. A ideia vem segundo algumas matérias como da BBC NEWS e EXAME, onde é corroborado a ideia de que ensinar é um dos melhores métodos para se aprender e fixar um conteúdo. Além do livro citado” La vem todo mundo” de Clay Shirky, 2008, onde o mesmo explica que experiencias coletivas e colaborativas nos ajudam em nossa autonomia e individualidade.
6ºSlide: Após explicar esses conceitos prévios chego a resposta da 1º pergunta, uma forma pratica de medir e provar a eficiência do aluno é cada um tendo o seu perfil no Descomplica, acompanhado de suas métricas através dos meses e incentivando a socialização entre eles, focando na superação pessoal e no reforço positivo através de medalhas e compartilhamento de acertos por exemplo, no anexo foi feito um pequeno exemplo em imagem.
7ºSlide: apenas mostro as diferenças entre a clara comparação do Facebook que seria feita, mostrando que uma plataforma particular dentro do Descomplica evitaria essas desvantagens.
8ºSlide: Como fazer o aluno se sentir menos sozinho nesse processo¿
Durante o curso pré-vestibular o aluno necessita ter uma via de comunicação com 2 grupos: amigos na mesma realidade de pré-vestibular e os próprios professores, na falta dessa comunicação o aluno passa a se sentir “por conta própria”, não tendo com quem compartilhar seus desejos e medos por exemplo. Esses 2 canais são dificultados uma vez que o curso do Descomplica é uma plataforma online. A comunicação fluida com esses 2 grupos é a chave para que o aluno se sinta parte de algo e não apenas passivo de assistir as aulas.
9ºSlide: Sobre a necessidade de amigos na mesma realidade, a solução anterior também cabe aqui, com uma plataforma de compartilhamento de saberes e socialização o aluno se sentiria muito mais parte de um grupo e não apenas um número ou sozinho nesse processo.
10ºSlide, a solução no caso dos professores é tê-los como algo mais próximo e diário dos alunos, isso se mostra algo complicado uma vez que boa parte do conteúdo do Descomplica são arquivos de vídeo, ou seja, pesados no quesito de armazenamento de memória e bateria, além de exigirem uma boa conexão. Por isso indico alternativas como também criar conteúdo em outras mídias e plataformas, como o Instagram e o Podcast.
...