TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação ocorria de uma maneira universal e integral,

Por:   •  4/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 2

Texto Dissertativo sobre Educação Difusa

Até o momento em que o homem encontrava-se em um estado estável de socialização, educação difusa, a natureza garantia-lhe seu próprio sustento. A educação ocorria de uma maneira universal e integral, as crianças imitavam os adultos aprendendo para a vida e por meio da vida, ou seja, a criança no seu dia a dia aprendia com os adultos e esse aprendizado era passado de geração a geração.

O homem vivia em processos rudimentares de transformação. O indivíduo não tinha a necessidade de compreender a razão, o sentido e a finalidade das mudanças que ocorriam naquele tempo.

Uma educação natural, espontânea, inconsciente, adquirida na convivência de pais e filhos adultos e menores. Sob a influência ou direção dos maiores, o ser juvenil aprendia as técnicas elementares necessárias à vida: caça, pesca, pastoreio, agricultura e fainas domésticas.

Essa sociedade pré-histórica, primitiva, não apresentava classes sociais, comércio e instituição chamada escola, todos eram iguais não havia um superior e nem dominação de um ou de outro segmento. A educação, ou melhor, as formas de educar ocorriam em vários momentos espalhados pela tribo e todos os elementos da família, direta ou indiretamente participavam da educação da criança.

A respeito da sociedade primitiva enquanto educação espontânea e inconsciente, à medida que as crianças conviviam com os mais velhos, imitavam e aprendiam no próprio gesto de "fazer a coisa''. O saber fluía naturalmente, eram incomuns os tempos notadamente alocados apenas para o ato de ensinar, as situações de aprendizagem se misturavam com a vida em momentos de trabalho, lazer ou de amor.

Sob regime tribal, a característica essencial da educação reside no fato de ser difusa e administrativa indistintamente por todos os elementos do clã. Não há mestres determinados, nem inspetores especiais para a formação da juventude: esses papéis são desempenhados por todos os anciãos e pelo conjunto das gerações anteriores.

Conclui-se que essa educação era representada pela transmissão oral de costumes e crenças definidos naturalmente pela repetição das condutas dos grupos mais velhos, e também, claro, do chefe guerreiro considerada necessária à essa realidade que não dispunha de classes, comércios, e nem escritas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (36.3 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com