A Epoca Do Radio No Brasil Desenvolvimento
Trabalho Universitário: A Epoca Do Radio No Brasil Desenvolvimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fran99 • 28/10/2014 • 796 Palavras (4 Páginas) • 377 Visualizações
Desenvolvimento:
A primeira transmição de rádio feita no Brasil foi no dia 7 de setembro de 1922, era algo tão novo, espantoso e incrível que muitas pessoas chegaram a pensar que era algo sobrenatural, a inauguração foi na Exposição do Centenário da independência na Esplanada do Castelo.
A primeira emissora de rádio foi inaugurada por Roquette Pinto, em 1923, ela se chamava “Rádio Sociedade”.
O projeto avançou com a instalação de um possante transmissor Marconi, que possuia dois mil wats de potência, que no caso era o melhor da América Latina, e com a criação de uma escola de radiotelegrafia. No ano seguinte foi inaugurada a Rádio Clube do Brasil, o que marcou o início da expansão. Em 1926, foi inaugurada a Rádio Mairynk Veiga, seguida da Rádio Educadora, além de outras da Bahia, Pará e Pernambuco
Na década de 30, o rádio servia para transmitir notícias do país, para falar sobre a economia, a qual atraiu interesses estrangeiros.
O rádio passou a ser a maior atração cultural do país.
As empresas multinacionais foram as primeiras a utilizar o rádio para a publicidade, o que hoje sabemos que foi um ato muito importante, pois até hoje a publicidade nos influência no dia-a-dia, através da mídia, ou seja, hoje os computadores, televisão, internet, e rádio.
Os programas com auditório e as tele-novelas foram patrocinadas por muitos, inclusive pela Philips, que atualmente é uma empresa muito conhecida, com grande repertório, e de grande influência.
Além do grande apoio que o rádio foi para a publicidade, ele na poltica, em propagandas eleitorais teve uma grande influência sobre os ouvintes/eleitores.
A partir de 1939, com o início da Segunda Guerra Mundial, o rádio se transformou num importante veículo para difundir fatos diários e notícias do front. Surgia o radiojornalismo, sendo o Réporter Esso um marco dessa época.
A Rádio Nacional, inaugurada em 1936, marcou a radiofonia no Brasil. Em seus quadros, brilhavam os talentos de Iberê Gomes Grosso, Luciano Perrone, Almirante, Radamés Gnattali e Dorival Caymmi. Com a encampação da Rádio Nacional pelo governo de Getúlio Vargas, em 1940, a programação ganhou novo formato, sob a direção de Gilberto de Andrade. O programa Um Milhão de Melodias, sob a regência de Radamés Gnattali, estreou com sucesso em 1943, tendo como patrocinador a Coca-Cola, que lançava seu refrigerante no Brasil. Almirante passou a apresentar diversos programas que registravam, a partir do valioso acervo do próprio radialista, a história da música popular brasileira, destacando-se A História do Rio pela Música, Clube dos Fantasmas e Vida Pitoresca e Musical dos Compositores da nossa Música Popular.
O rádio teve sua expansão mundial após a Primeira Guerra (1914-1918), quando houve grande desenvolvimento nos meios eletrônicos e de comunicação para fins militares.
No Brasil, o rádio atingiu seu apogeu em 1930, como principal veículo de comunicação em massa, na mesma época em que o país era governado por Getúlio Vargas. O rádio era utilizado principalmente como ferramenta para divulgação e propaganda para o governo federal.
Nesse período, iniciou-se
...