A Guerra dos Canudos
Por: Barbiof • 11/5/2020 • Projeto de pesquisa • 291 Palavras (2 Páginas) • 203 Visualizações
A guerra dos canudos foi uns dos eventos mais emblemáticos do início do período republicano no brasil, uma guerra que aconteceu no sertão da bahia entre o exército e uma comunidade autônoma liderada por Antônio Conselheiro (líder do arraial, onde as pessoas acreditavam que era uma pessoa enviada por deus), nos períodos de 1986 à 1987.
A guerra dos canudos aconteceu por diversos fatores questões econômicas e sociais, onde as pessoas acreditavam que a recém implantação da república era obra do mal, implantada para aproximar o “fim do mundo”, onde a separação da igreja e o Estado eram visto como uma calamidade.
A guerra de canudos começou com tropas do governador da Bahia, onde ele queria derrubar os “fanáticos”, mas que surpreendente a tropa baiana foi derrotada, o governador desesperado com esta derrota, onde enviou cartas ao presidente para enviasse tropas federais.
O governo queria dinheiro, fazendo cobranças de novos impostos, o clero e os latifundiários acabaram-se incomodando com as novas cidades independentes, onde tinha constate imigração e valores comercial. Para enfrentar os canudos o presidente da república, Prudente de Moraes teve que enviar 8 mil homens com canhões e arma, massacrando a população do Arraial dos Canudos.
A guerra foi sangrenta e símbolo do auto poder da recém república constituída no Brasil, no deixando bem claro a população mais atingida desta guerra, foi as que viviam em extrema miséria, sem saber em qual lado lutar, sem estudo, e sem analogia dos tempos atuais.
Revolta da vacina
Para combater a doença o Governo teve que utilizar artifícios violentos, para conseguir que a população fosse vacinada, vários militares retiraram a força os moradores da favela, com esta ação várias pessoas ficaram com medo e agiram contra a vacina, basicamente foi falta de informação a população mais pobre.
...