A HISTÓRIA MODERNA
Por: Gabriel Martins • 7/6/2020 • Trabalho acadêmico • 749 Palavras (3 Páginas) • 331 Visualizações
[pic 1]
Universidade Federal Do Estado Do Rio De Janeiro
Centro de Ciências Humanas e Sociais – CCH
Licenciatura em História - EAD
Unirio/Cederj
Segunda avaliação presencial 2020.1
Disciplina: HISTÓRIA MODERNA I
Coordenação: CLÁUDIA SANTOS
Nome: Gabriel Martins Silva |
Matrícula: 19116090220 |
Polo: Miguel Pereira |
Caro(a) aluno(a):
Essa é a sua segunda avaliação presencial. Leia os enunciados com atenção e procure ser claro e objetivo na elaboração de suas respostas.
Leia atentamente as instruções abaixo:
- Leia atentamente todas as questões;
- Escreva com letra legível;
- Revise suas respostas e verifique se as ideias estão claras;
- Esta avaliação é individual e sem consulta;
- Responda com caneta azul ou preta;
- Utilize o caderno de resposta.
Boa prova!!!
Prezado(a) aluno(a),
Os critérios de avaliação das questões dissertativas da sua avaliação presencial são os seguintes:
- Correção do português;
- Clareza e qualidade da argumentação (coesão/coerência).
Questão 1: (5,0)
A partir das aulas 1, 5 e 9 e dos Textos de Fernand Braudel (texto 5) e de André Corvisier (texto 6) sobre as sociedades modernas, responda às seguintes questões:
as grandes transformações da economia geraram uma sociedade de classes? A organização corporativa da sociedade desapareceu? Explique.
R. Esse questionamento, por mais que aparenta ser uma resposta bem simples, é algo bastante complexo de se responder, pois por mais que aquela sociedade demostre a grosso modo uma sociedade de classes, os fatores e conflitos não foram suficientes para transformar a totalidade daquela em uma sociedade de classes, os textos apresentados mostram de forma bastante explicita que aquela continuava a ser uma sociedade de ordens, O ordenamento social possui elementos relevantes da cultura crista como nos descreve o texto de André Corvisier, pelos cristianismo ao mesmo tempo que fazia todos “ iguais “ criavam um abismo social entre eles, que mesmo que se esforçassem pela acessão social era impossível essa promoção de classes, o que fazia entre outros fatores essa uma sociedade de ordens, pois por mais que seja difícil a ascensão social na sociedade de classes ela é possível.
Por mais que essa sociedade tenha sofrido divergências drásticas com a ideia do capital em prioridade, essa sociedade nesse primeiro momento não abandonou seus princípios de sociedade de ordens.
Vale ressaltar que para uma sociedade de classes só existir é necessário que as relações de subordinações não existam, e aonde existe uma valorização do indivíduo o que com a predominância da religião era impossível naquela momento.
Não podemos dizer jamais que essa sociedade foi esquecida e desapareceu nesse momento, por mais que em determinados momentos esteja fraca ainda existia em meio a sociedade muito das organizações corporativas de formas bem definidas, mesmo que houvesse uma grande vontade de progressão a sociedade era bem definida e dividida,
...