A História Local
Artigo: A História Local. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: bernerven • 5/5/2014 • 3.403 Palavras (14 Páginas) • 367 Visualizações
A História Local apresenta-se como tema intimamente ligado à identicidade do educando e deste com o espaço e, portanto, resgata e valoriza esta historicidade. Este processo de aproximação parece ser um caminho louvável para o posterior ensino da História Universal. A apreendência de História in loco e endêmica, onde o educando passa a ser ator dinâmico da mesma, acaba fomentando a curiosidade e conseqüentemente o resgate e, preservação dos traços culturais dessa mesma comunidade.
A valorização da História Local é tão recente quanto a própria redemocratização do país, uma vez que nos tempos "generalescos" a mesma era vista com restrições. Era constante a vigilância sobre o sistema educacional para que os regionalismos não aflorassem com gritos de liberdade e afrontassem o regime vigente. Passados os tempos nefastos da ditadura uma preocupação vem trazendo a tona a História Local. Como ministrar a mesma sem invocar os regionalismos, como fazer desta uma parte integrante do indivíduo sem manifestar preconceitos e estereótipos.
Toda a pesquisa e análise para a construção textual foram pautadas, nos relatos históricos de Caravelas, textos da secretaria municipal de educação, documentários feitos pelos alunos como moradores antigos, pesquisa feita pelo professor com os alunos. As opiniões e ponderações foram decorrentes do acompanhamento do estudo da História Local, principalmente aquela proposta pela escola pública. A preocupação cronológica limitou-se aos aspectos administrativos da secretaria municipal de educação.
É compreendendo quem somos que saberemos que rumo devemos seguir. É descobrindo a verdadeira historia escondida a sombra de cada amendoeira de nossa cidade que a conhecermos por inteiro, conseguiremos por ela aprofundar o nosso imenso amor, cada fato pesquisado e trazido à tona durante a incansável busca deste projeto pelo resgate de nossa historia cultural, política, e sobre tudo humana, poderia ser comparado aos minúsculos grãos de areia que, se isolados facilmente serão levados pelo vento e à pobre visão humana não seria notados, mas uma vez reunidos, formam uma de nossas maiores belezas e riquesas ambientais. O lugar onde vivemos, onde formamo-nos seres humanos, realmente é um lugar a ser descoberto para preencher um espaço sim, porem em nossa alma.
O que plantamos ou procuramos preservar, certamente proliferará e, ficará para o arquivo do amanha, sem que passa para o processo natural da aversão, sem ter-se que sofrer o delete, e para que no amanha, nossos proles possam se servir desta humilde obra de conhecimentos, fruto de muita luta na busca profunda, a perceptiva e, sem querer, fugir-mos das raízes, na mais pura expressão da verdade, onde os elementos que manifestarem-se em apresentar-se com dubiedade, excluídos foram, por falta de credibilidade.
Cada folha caída e cada broto que nasce em nossas amendoeiras, cada azulejo de nossa arquitetura, cada voz humilde das pessoas que compõe nosso povo, nos revelas fatos que não raramente se misturam como o banal e passam despercebidos por nossos olhos desatentos, fazendo com que a cada por do sol deixemos que o tempo tente apagar um pouco de nossa historia, um pedaço de nosso ser, sendo assim fica a importância deste projeto para resgate e valorização de um estudo da historia local.
2. JUSTIFICATIVA
Embora o educando na maioria das vezes não tenha a percepção e não dê a devida valorização para sua história, suas características comunitárias e os traços culturais típicos donde vive é hora de provocar a introspecção, cabendo ao educador distinguir para a mesma e explorá-la. Em épocas cosmopolitas o resgate e valorização da história gênica de cada comunidade são fundamentais. A partir do momento que o educando torna-se partícipe do processo ensino - aprendizagem, neste caso o resgate da identidade temporal de sua comunidade, começa a aprofundar-se nos meandros da história, identificando e relacionando o desenvolvimento social de seu grupo.
A partir das experiencia e convivencia nos estagios foram observados a carencia e a desvalorização com o ensino da historia local e como ponto de partida desta certeza foi-se criado este projeto de pesquisa, desenvolvido para a busca e importância do ensino da historia local, dentre tantos valores, destaca-se o ensino da historia local como importância para o desenvolvimento da cultura, sociedade e historicidade do municipio, de Caravelas, levando em conta a diversificação que já são aplicadas no ensino de historia nas series iniciais e finais do ensino fundamental e também do ensino médio, respeitando os criterios curriculares dos projetos pedagogicos contemplando e favorecendo todas as instituições de ensino. Reaprender a História Local é na verdade a múltipla oportunidade de resgatar um passado ainda pulsante nas comunidades, é valorizar o conhecimento popular através de método cientificista que o próprio educando aplicará, gerando credibilidade as tradições de pouco registro e até mesmo as orais. Outro fator a ser ressaltado é a produção do conhecimento implícito no processo e sua conseqüente publicação ou registro oficializando a pesquisa. Completando a tríade destacamos a valorização do indivíduo e sua recuperação de estima típico de um processo participativo e útil a toda comunidade.
É o saber da História como possibilidade e não como determinação. O mundo não é. O mundo está sendo. Como subjetividade curiosa, inteligente, interferidora na objetividade com que dialeticamente me relaciono, meu papel no mundo não é só o de quem constata o que ocorre, mas também o de quem intervém como sujeito de ocorrências. Não sou apenas objeto da História, mas seu sujeito igualmente. No mundo da História, da cultura, da política, constato não para me adaptar, mas para mudar.
Com a realização deste projeto o professor e aluno atuando juntos neste processo de ensino-aprendizagem, ambos promoveram a influência de valorização e continuidade do ensino da história local permitindo, o resgate e transformação desta historia.
Logo, surge a necessidade de desenvolver esse projeto no municipio de Caravelas, no sentido de incentiva-la na busca da retomada do progresso, da disciplina, da educação e da cidadãnia.
3. OBJETIVOS
Objetivo Geral:
A partir do desenvolvimento deste projeto de pesquisa e suas metodologias, pretende-se:
• Compreender a importância do Ensino da História Local pois, é preciso mostrar-nos um pouco de nós mesmos e o lugar onde vivemos vai além da naturalidade
...