A História Moderna
Por: Luana Ribeiro • 5/4/2021 • Resenha • 517 Palavras (3 Páginas) • 129 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Grupo: Luana Magalhães Ribeiro; Luiz Felipe Santos da Silva; Maria Eduarda Viana Gomes; Maria Larissa de França Araújo; Wallyson Felipe Oliveira Pádua.
ATIVIDADE AVALIATIVA – TIPOLOGIA DE CONTEÚDOS (ZABALA, 1998)
Instruções:
a) Especifique qual a área de conhecimento; conteúdo; o ano de ensino.
b) Elabore duas a três questões e especifique a tipologia de conteúdo de cada questão.
c) Estabeleça a pontuação e critérios de avaliação.
d) Descreva a grade de correção.
* * *
Área de conhecimento: História;
Conteúdo: a organização do poder e as dinâmicas do mundo colonial americano;
Ano de ensino: 7º [1]
QUESTÃO 1 - (avaliação de conteúdo factual)
[pic 3]
Obra: Paisagem com plantação: o engenho (cerca de 1660); artista: Frans Post (1612-1680).
O período holandês (1630-1654) foi um importante evento de nossa história colonial, com implicações diversas e mudanças estruturais até hoje perduradas; assim como o legado ilustre do principal governador desse período, Maurício de Nassau. Nesse sentido, responda:
Quais estados brasileiros foram ocupados pelos holandeses durando o período colonial?
QUESTÃO 2 - (avaliação de conteúdo conceitual)
O sistema de produção plantation foi largamente utilizado entre os séculos XVI e XIX, período em que o Brasil era colônia da metrópole portuguesa. O Período Colonial foi marcado desde seu início pela presença de engenhos de açúcar, cujo tratamento consistia justamente nesse modo de produção agrícola.
Dessa forma, na folha 1, descreva, com suas palavras, a sua compreensão acerca das características e etapas da plantation no Brasil Colônia. Em seguida, na folha 2, façam o mesmo procedimento utilizando, dessa vez, os termos trabalhados em sala de aula na definição desse modo de produção.
QUESTÃO 3 - (avaliação de conteúdo procedimental)
Proposta de processo avaliativo procedimental: A Carta de Pero Vaz de Caminha, jesuíta na função de escrivão presente na frota de Cabral que aqui desembarcou em 1500, é o primeiro documento referente a este “Novo Mundo”, que posteriormente se chamará Brasil. Endereçada ao rei D. Manuel I de Portugal, o objetivo do texto era descrever a terra recém descoberta, a presença ou não de metais preciosos e, ainda, os seus habitantes, nesse caso os indígenas. Esse primeiro contato com a paisagem e com os povos que aqui havia aparece sob a pena de Caminha através de sua missiva, até hoje lida e discutida, atestando assim sua importância e valor histórico.
...