A História e Critica do Design
Por: Cláudia Gaifém • 21/12/2017 • Monografia • 1.014 Palavras (5 Páginas) • 354 Visualizações
Ludwig Mies Van Der Rohe |
História e Critica do Design |
Identificação do aluno:
Projeto: Monografia
Nome/ número: Cláudia Filipa Escrivães Gaifém, nº 21592
Curso: Design do Produto
Ano Letivo: 2017/2018
Instituto / Politécnico: Instituto Politécnico de Viana Do Castelo, Escola Superior de Tecnologia e Gestão
Índice
Resumo
Ludwing Mies Van Der Rohe nasceu na Alemanha em 1886, vai para Berlim depois da primeira guerra mundial.
Trabalha com Bruno Paul, que lhe deu a oportunidade de projetar uma residência que mais tarde lhe ira abrir portas para o inicio da sua grande carreira.
trabalha também com Peter Berhrens onde conhece Le corbusier e Waler Gropius. Estes três arquitetos acabam por criar uma escola de design, artes plásticas e arquitetura de vanguarda na Alemanha, neles germina o espirito modernista.
Em 1929 Mies Van Der Rohe é convidado a projetar o pavilhão alemão na Feira Mundial de Barcelona.
No ano seguinte em 1930 passa a dirigir a Bauhaus que 3 anos depois é fechada pelo governo nazi.
Em 1938 emigra para os Estados Unidos da América onde constroi grandes marcos para a arquitetura moderna, projetando assim o International Style.
Entre 1946 e 1950 projeta a residência Farnsworth e em 1958 projeta em Nova Iorque o edifício Seagram.
Morre em 1969 aos 83 anos em Chicago sendo a sua ultima obra de renome o Neue Nationalgalerie.
Introdução
Nesta monografia apresentarei um arquiteto de renome e um dos criadores do International Style. A escolha de Mies Van Der Rohe para este trabalho deveu se ao facto de ser um conceituado arquiteto mordernista, e também pelo impulso que este deu ao design e a escola de design, artes palsticas e arquitetura vanguardista.
Bibliogafia
Ludwing Mies Van Der Rohe nasceu em Aachen situada no oeste da Alemanha, no ano de 1886, e frequentou a escola da catedral católica construída por Carlos Magno. Passou assim a sua infância nas igrejas medievais. Nunca tendo uma formação académica, tivera antes uma formação prática e religiosa. Foi com o seu pai pedreiro que Mies Van Der Rohe aprendeu sobre a utilização dos materiais.
Nos anos 20 vivia se um clima de mudança devido à conclusão da Primeira Guerra Mundial que envolveu as grandes potencias de todo mundo, a primeira grande guerra teve inicio no ano de 1914 terminando em 1918. Mies Van Der Rohe encontrou em Berlim uma grande crise de valores e económicas havendo escassez de alimentos e destruição.
Foi nessa mesma época que trabalhou com o ilustrador, designer de interiores e mobiliário, e arquiteto Bruno Paul, a quem foi pedido que construísse a residência de Alois Riehl, e que passou esse mesmo projeto a Mies Van Der Rohe, assim aos 21 anos Mies Van Der Rohe projeta a residência de um dos principais filósofos de Berlim, pondo- o em contacto com vários intelectuais e com Peter Behrens também arquiteto e designer alemão com quem iria trabalhar.
Abre assim 3 anos depois o seu próprio escritório e torna se então famoso pelos seus projetos pioneiros como arranha céus de materiais modernos como o vidro e o aço, e com a impressão de movimento ao projeto com um visual agradável e sofisticado tendo influencias do neoplasticismo e do construtivismo russo.
Juntamente com Le Corbusier, arquiteto, urbanista, escultor e pintor suiço e Walter Gropius arquiteto alemão, Mies Van Der Rohe torna se então mestre pioneiro da arquitetura moderna, rompendo assim com a anterior e procurando uma arquitetura de “pele e osso”, promovendo uma arquitetura estrutural onde procura a essência construtiva, da precisão do detalhe, afirmando que “menos é mais”.
No auge da sua carreira foi convidado para projetar o Pavilhão alemão para a Feira Mundial em Barcelona em 1929, neste pavilhão usou vários materiais como o mármore e outros industrializados já antes referidos, como o aço e o vidro. Era notório pela sua estrutura bastante leve, sustentada pilares metálicos e constituída por planos verticais e horizontais. Depois da feira mundial este pavilhão foi demolido, mas a sua importância foi lhe reconhecida e na década de 1990 como homenagem ao Modernismo e ao seu arquiteto voltou a ser construída.
Em 1930 Mies Van Der Rohe é convidado por Walter Gropius para lecionar e assumir a direção da Bauhaus, escola de design, artes plásticas e arquitetura de vanguarda em Dessau, esta foi a primeira escola de design do mundo.
Em 1933 após varias perseguições por parte do governo nazi a escola financiada pelo governo é fechada, sendo considerada uma frente comunista, sendo assim Mies Van Der Rohe o seu ultimo diretor.
Nesse mesmo ano emigrou para os Estados Unidos da América, onde era conhecido por ser promotor do International Style. Durante o tempo em que esteve nos Estados Unidos Mies Van Der Rohe projeta um complexo residencial no Wyoming onde também foi convidado a dirigir a escola de arquitetura Chicago’s Armour Institute of Technology mais tarde renomeado como Illinois Institute of Technology, para este instituto Ludwing projetou a sede do Departamente e Arquitetura.
...