TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução aos estudos da História da América

Por:   •  3/3/2018  •  Bibliografia  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 2

Aula 01_Introdução aos estudos da História da América

Temática: Introdução aos estudos da História da América

 

Iniciaremos nossa disciplina fazendo uma reflexão histórica: Como surgiram os primeiros homens no continente americano? Por que há uma grande diferença entre a América Latina e do Norte? Qual a importância de estudar a história da América? Essas e outras questões estão no começo da nossa conversa.

Formado por diversos países e com uma população de numerosa, o continente americano é marcado por grandes desigualdades. Na América do Norte, os Estados Unidos e o Canadá apresentam os melhores índices de desenvolvimento e de qualidade de vida do mundo, porém nas Américas Central e do Sul a realidade é bem diferente.

Nessas regiões, o analfabetismo, a mortalidade infantil, a pobreza, as desigualdades os índices de desemprego e de exclusão social são bastantes elevados. Segundo dados da Unicef, em 2003, 17% das crianças da América Latina e do Caribe viviam em estado de pobreza absoluta.

Essa realidade foi construída ao longo dos séculos, especialmente após a chegada dos europeus. Eles trouxeram novos valores, novos estilos de vida impostos aos habitantes nativos pela força e pela lógica da exploração. 

Quando os europeus chegaram o continente americano era habitado por uma população etnicamente heterogênea, organizada em diferentes sociedades, com grande diversidade de línguas e modos de vida. Alguns grupos eram nômades, não faziam uso dos metais e viviam em comunidades simples. Outros participavam de sociedades complexas e que tinham alcança-do alto grau de desenvolvimento, como os maias, os astecas e os incas. 

A chegada do homem europeu teve um significado catastrófico: além de promover destruição e morte, acabaram também alterando a sua história de forma radical, estabelecendo, por exemplo, novas formas de relacionamento relação com o meio ambiente. Os sobreviventes dos massacres foram obrigados a viver sob os propósitos sociais, econômicos, religiosos e políticos impostos pelos colonizadores. 

Na América Latina em especial, a colonização lançou as bases de uma nova sociedade, mestiça e repleta de relações contraditórias. Nessas sociedades, a opressão da escravidão, o preconceito racial, as distâncias sociais gigantescas, o latifúndio, a propriedade privada, as várias formas de protecionismo, foram determinantes para a formação da sociedade do continente americano. 

Faça uma pesquisa sobre os povos e culturas existentes na América antes da chegada dos europeus, procurando argumentos que conduzam à negação ou à confirmação da seguinte frase: “À época da chegada dos europeus, as Américas formavam um continente geográfico, mas não um continente histórico ou cultural.” 

Última atualização: quarta, 11 Mai 2016, 09:39

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (89.3 Kb)   docx (746.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com