A Origem de Roma
Artigo: A Origem de Roma. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cahferro • 28/2/2015 • Artigo • 771 Palavras (4 Páginas) • 251 Visualizações
Roma foi fundada como um centro de defesa dos latinos, então moravam centenas de povos diferentes na península Itálica, ai Roma cresceu e virou uma cidade.
Já na origem de Roma “nasceram” as classes sociais: Patrícios e Pebleus.
Patrícios: donos de terras, primeiros habitantes de Roma. Conseguiram pegar as terras primeiro (dividiram as terras entre si, quando criou-se a cidade)
Pebleus: Trabalhadores braçais que não tinham terras e trabalhavam para os patrícios para sobreviver.
Monarquia: período mais curto da história romana. Os patrícios queriam adiquirir ps direitos só pra eles e os pebleus queriam mais direitos.
Começou uma rivalidade (que durou eternamente). Os patrícios queriam garantir só pra eles os direitos e os pebleus queriam algum direito para eles. Os pebleus conseguiram alguns direitos, mas foram através de greves. Ficavam sem trabalhar e os patrícios não tinham como sobreviver.
Quando acabou a monarquia e Roma virou República, (durante a fase republicana o principal órgão admnistrativo era o Senado) <- importante
Cônsous (consul) e 2- ditadores (cargos do Senado)
Consous : persedia o senado e criava as leis.
Em períodos excepcionais governavam Roma sem a ajuda de ninguém.
A república conseguiu se estabilizar o que não aconteceu na monarquia e por isso, Roma passou a se expandir e o processo expancionista romano acabou gerando guerras Punicas.
Guerras Punicas: foram uma série de batalhas entre Roma e Cartago pelo controle da bacia do Mediterrâneo.
Quais consequências trouxe a vitória de Roma sobre Cartago?
- domínio do mar mediterrâneo. – falta de emprego
- aumento do número de escravos - criminalidade
- exodo rural - aumento dos problemas sociais
-empobrecimento dos pebleus - inchaço urbano
- os pebleus perambulavam pela cidade sem emprego e sem moradia.
Tentando solucionar esses problemas os irmãos Graco (tribunos da peble “senado pebleu”) propuseram limitar o tamanho das terras e distribuir o excedente entre a população pobre.
A ideia dos irmãos Graco não foi aceita, levando ao aumento das tensões sociais e ao fim da República. Com o fim da república, iniciou-se a fase imperial.
Dentre os imperadores romanos o mais importantefoi Otávio Augusto, que realizou: a paz romana, intensificou a política do pão e circo e dividiu a sociedade com base na renda e não no nascimento.
A idéia da Paz Romana: em paz não teria escravos. Sem escravos os pebleus eriam que voltar a trabalhar, gerando um êxodo urbano (volta para o campo)
Pão e circo: era uma política para
...