A Queimada! 1969
Por: tchompaserra • 25/6/2019 • Resenha • 313 Palavras (2 Páginas) • 162 Visualizações
Analisando o filme italiano "Queimada!", dirigido por Gillo Pontecorvo e produzido por Alberto Grimaldi, a obra é baseada na história de Haiti, focando no processo de independência do Estado, que se destacou por ter sido o primeiro Estado negro a surgir na América através de um processo emancipacionista que não foi guiado por elites da região.
No filme, o espaço em ação é na própria ilha caribenha que pertencia a Portugal e tinha o nome de "Queimada" pois os portugueses tiveram que queimar a ilha para retirarem a posse de terra dos indígenas, que em sua maioria foram mortos. Na realidade, ao contrário do filme, a região pertencia à Espanha, que durante a produção do filme vivia em um regime militar, o diretor resolveu atribuir o terreno a Portugal, para não correr riscos de sofrer censura em sua obra, mas manteve o nome do personagem em espanhol no caso de José Dolores.
Já que a população nativa havia sido eliminada em grande parte, restou preenchê-la com escravos de origem africana que utilizavam sua força de trabalho principalmente nas plantações de cana de açúcar, e outra minoria da população eram brancos ricos que detinham o poder e que reprimiam a maioria negra.
Os principais personagens que são abordados no filme é o William Walker, um subordinado da Inglaterra que é enviado para a ilha para impulsionar uma revolta que atenderia aos interesses econômicos e políticos da Inglaterra, que se encontrava no sistema de capitalismo industrial e buscando mercado consumidor, uma das razões de serem abolicionista. Outro importante indivíduo era o escravo José Dolores, que se tornou líder através de incentivos do Walker através do uso da "maiêutica" socrática, que com perguntas conseguia despertar o interesse revolucionário em José Dolores que se tornou líder do movimento entre os escravos, o que era essencial para acabar com a exploração dos negros e mais tarde a independência da região
...