A SITUAÇÃO DO TEATRO DE OPERAÇÕES
Por: Fernando Xavier • 5/9/2020 • Trabalho acadêmico • 257 Palavras (2 Páginas) • 142 Visualizações
SITUAÇÃO DO TEATRO DE OPERAÇÕES
Além das instruções recebidas no Brasil era no teatro de operações que se encerravam o adestramento e as instruções, além de receber o uniforme adequado e os armamentos mais modernos. Após o fim das instruções eram realizados exercício-teste. Os árbitros americanos classificaram a atuação da FEB como excelente. Em menos de dois meses, mesmo com os atrasos das instruções e adestramento, o Primeiro Escalão dos brasileiros estavam prontos para entrar em combate.
Avançaram conquistando sem muita dificuldade a localidade Massarosa, e Camaiore, esses faziam parte do batismo de fogo. Que acabou apenas em Monte Prano, durou seis jornadas e custou a vida de cinco militares.
O avanço da FEB no Teatro de Operações deu-se através de vales dos rios, devido a maior facilidade de deslocamento oferecida. A partir disso que foram dados os nomes das campanhas: do vale do Rio Sercchio, do Rio Reno, do Rio Parano e do Rio Pó. Os ataques tinham por finalidade conquistar áreas elevadas que possuiam comandamento sobre as tropas amigas como os Montes Apeninos, Monte Belvedere e Monte Dellla Torraccia (Monte Castello).
Além de todas dificuldades de uma guerra as troas brasileiras tiveram que lidar com condições meteorológicas que não estavam acostumados. E como consequência disso o comando aliado decidiu, em 30 de dezembro, suspender as ações ofensivas e passar à defensiva.
Durante toda campanha da FEB havia uma dinâmica entre os seus cinco escalões. Essa dinâmica era feita em níveis instrução e treinamento no Brasil, transporte, instrução e adestramento na Itália, batismo de fogo e linha de combate.
...