A Substituição da lavoura cafeeira para Cana-de-Açúcar na Nova Alta Paulista
Por: MatheusFersantos • 14/6/2018 • Trabalho acadêmico • 1.023 Palavras (5 Páginas) • 458 Visualizações
[pic 1]
Sueli Paes RA: 0023/17
Matheus Ferreira RA: 0979/17
ADAMANTINA – SP
2018
A substituição da lavoura cafeeira para Cana-de-açúcar na Nova Alta Paulista
Resumo
O trabalho apresentado tem a função de explicar algumas das etapas de substituições do café pela cana-de-açúcar, que foi um processo sem previsão para ocorrer, pois fatores naturais obrigaram os cafeicultores a escolherem outro meio de continuar tento uma plantação em que não houvesse prejuízos para eles, onde a escolha do que seria plantado teve que ser pensada muito bem e, com um pouco de sorte, acabou que coincidiu com o programa do Governo criado para o incentivo da Cana em todo o país, pois o petróleo tinha acabado de entrar em uma crise.
Algumas relações bibliográficas foram utilizadas durante a organização do trabalho, servindo como fontes de pesquisa para aumentar o conhecimento sobre o assunto proposto e também esclarecer algumas das dúvidas que eram persistentes.
Pode-se levar em conta que o período da cana-de-açúcar ainda é recente e que pode estar em seu fim ou estar passando por um processo de renovação do seu ciclo, pois como é notável, a falência de uma das indústria sucroalcooleiras da região da Nova Alta Paulista, a Floralco, pode representar um fim ao ciclo da cana. Também é notável que a cana é um produto muito utilizado mas que está perdendo aos poucos o seu espaço para a indústria de carros elétricos e também para a volta do petróleo no cenário internacional.
Introdução
O surgimento da Nova Alta Paulista se deu na primeira metade do século XX com a expansão cafeeira que estava havendo no Estado de São Paulo na época. Todo esse trecho conhecido da N.A.P. se deu por conta da chegada da linha ferroviária, que veio antes mesmo das cidades para que quando as cidades iriam ser criadas já existiria um meio de transporte eficaz já preparado para carregar as sacas de café até os portos, em específico o de Santos.
[pic 2]
O mapa acima representa um esboço do que estava a se fazer nessa área da Nova Alta Paulista, que na época era conhecida como Sertão, ou, Terrenos pouco conhecidos, como apresentado no mapa.
Todo o trabalho realizado para planejar esse perímetro foi pensado muito tempo antes das cidades começarem a ser criadas, já com o pensamento de ter a função do plantio do café nessa região.
[pic 3]
Já este mapa mostra todo o traçado da linha ferroviária, junto com as cidades por onde ela passava, e pode-se perceber nisso que a cidade era em torno da ferrovia, em praticamente linha reta, pois era mais fácil construir uma linha inteira e ir construindo as cidades em volta do que construir as cidades espalhadas e depois ir seguindo com a linha férrea.
A geada de Julho de 1975
Essa geada foi uma tragédia que ocorreu em uma boa parte do Oeste Paulista, em específico a região da Nova Alta Paulista, e também no Norte do Paraná, na região de Apucarana e Londrina e demais cidades.
Essa geada foi responsável por o maior prejuízo em sacas de café já registrado na região, onde praticamente tudo foi perdido nesse acontecimento, pois todos os cafezais foram destruídos pelo forte frio da geada.
Esse foi, de fato, o ponto final para o café na N.A.P. pois nada era tão desanimador quanto perder todas as suas plantações de uma noite para o dia como aconteceu nessa grande catástrofe. Para um cafeicultor, acordar e ver todo seu plantio e tempo de trabalho e esforço sendo jogado fora era completamente revoltante, onde não se tinha mais ânimo para voltar a trabalhar com o produto.
Capitulo 1 – A entrada da Cana-de-açúcar e a Pró-álcool
Durante o processo de substituição do Café por algum outro produto, foi criado um programa do Governo Federal, durante o Regime Militar, conhecido como Pró-álcool, que tinha a intenção de fazer a substituição dos carros movidos a Petróleo por carros movidos a Álcool, em novembro de 1975, justamente nessa época em que se precisava de um novo produto a ser plantado aqui na região da Nova Alta Paulista.
Não se sabe se essa foi a causa da escolha pela cana, mas tudo indica que sim, pois tinha um apoio e incentivo do Governo, onde a cana passaria a ser valorizada no mercado, pois se tornaria grande concorrente do petróleo, que até então era a fonte de energia mais utilizada no mundo. A crise do Petróleo em 1973 afetou praticamente todos os países, os consumidores e os exportadores, e o Brasil não ficou de fora desse aglomerado de países prejudicados pela crise, pois a Petrobras estava em um crescimento, que foi interrompido por ela.
...