TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Varíola Ajudou os Europeus a Conquistarem a América?

Por:   •  22/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 2

A conquista da América espanhola ocorreu, principalmente, por meio da violência, o que foi bastante ressaltado em relatos da época. Os contatos iniciais amigáveis logo foram superados pela ambição do espanhol de conquistar e explorar, principalmente à procura de metais preciosos. Segundo a autora, os conquistadores europeus que chegaram à América já tinham um histórico de imposição cultural, e, quando os espanhóis perceberam a facilidade com que os indígenas sucumbiam às doenças de que eram portadores, viram isso como uma enorme vantagem quanto à questão militar, e, de forma proposital, espalharam as doenças que acometiam os europeus para os nativos da América, o que resultou a morte de milhões de indígenas. Não houve, por parte dos espanhóis, um plano genocida propriamente dito; todavia, houve um extermínio que aconteceu de fato, intercalando o pragmatismo e o intencional. Devido a isso, os mexicas estão entre os povos que não sobreviveram ao período colonial.

Os indígenas, sem saber que a epidemia de varíola foi trazida intencionalmente pelos europeus, bem como para explicar as causas do sarampo, elaboraram mitos para tentar explicar a epidemia e a mortalidade, mitos esse que consideravam que a varíola é uma “doença de branco”. A varíola chegou às américas junto com os espanhóis (foi vital para a colonização) e, uma vez que as populações nativas não tinham nenhuma imunidade, teve grandes e trágicas proporções, como supramencionado. O documentário apresentado em sala demonstrou que a varíola ajudou Hernan Cortez (conquistador espanhol) a dizimar quase metade dos exércitos astecas, inclusive o rei Cuitlahuac, que substituiu Montezuma no comando. Ademais, ao se espalhar para o sul e para o norte, a varíola devastou também o Império Inca e matou o seu imperador Huayna Chupauc, seu herdeiro e diversos generais.

Assim, há a concordância entre os historiadores de que a invasão da América pelos europeus foi possível tanto pela tecnologia bélica quanto pelas doenças, essas últimas principalmente, ante a fragilidade imunológica dos nativos, que causou a mortalidade sem precedentes. Ou seja, a vitória dos espanhóis sobre os nativos se deu à custa do extermínio destes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (33.1 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com