A frente de oposição
Artigo: A frente de oposição. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nina55 • 3/10/2013 • Artigo • 771 Palavras (4 Páginas) • 249 Visualizações
A FRENTE DE OPOSIÇÃO.
A organização politica de oposição ao integralismo era formada pela Aliança Nacional Brasileira (ANL) ,constituída por uma frente que reunia grupos de varias tendências , como socialistas, anarquistas e comunistas. Uma das principais correntes dentro dessa organização era o partido comunista (baseado no modelo da união soviética), o que levou Luiz Carlos Ferreira a ser eleito a presidente de honra da Aliança Nacional Libertadora em abril de 1935.
O programa da ANL incluía a nacionalização das empresas estrangeiras, o não pagamento da divida externa brasileira, a realização de uma reforma agraria _ cedendo as terras aos trabalhadores do campo e combatendo o latifúndio _ e a garantias das liberdades individuais. Um dos lemas da organização era: pão , terra e liberdade.
A Aliança Nacional Libertadora cresceu rapidamente criando cerca de 1600 núcleos pelo país, que reuniam entre 70 e 100 mil partidários. Assustado com esse crescimento e apoiado pelos grupos políticos conservadores, o governo decidiu considerar a ANL ilegal e ordenou a prisão de seus lideres.
A intentonacomunista.
Diante da repressão estabelecida pelo governo, os comunistas que compunham ANL planejaram um movimento militar contra o governo que ficou conhecido como Intentona Comunista. Esse movimento recrutou soldados de batalhões do Rio grande do norte, Pernambuco e rio de Janeiro, mas todos os levantes foram rapidamente dominados pelo governo de Vargas.
A intentona comunista acabou servindo como pretexto para os membros mais autoritários do governo tomarem medidas radicais.
Governo ditatorial.
Pelas regras constitucionais definidas em 1934, o mandato presidencial de Getúlio Vargas terminaria em 1938, sendo proibida a reeleição imediata . Aproximando-se a data das eleições, teve inicio a campanha eleitoral.
No dia 10 de novembro desse ano, o presidenteordenou que militares cercassem o Congresso Nacional.
Os estados brasileiros perderam sua autonomia, e seu comando foi entregue aos interventores da confiança do presidente. Em todas as capitais as bandeiras estaduais foram queimadas em cerimonias públicas, simbolizando o fim do federalismo
Propaganda e imagem do governo
É muito difícil o governo sustentar-se apenas por meio da repressão. Por isso desde que se instalou no governo, no poder, Vargas e outros membros de seu governo usaram a propaganda para conquistar a simpatia popular.
Desde 1931, a propaganda de governo no Brasil era feita pelo departamento oficial de propaganda, que em dezembro de 1939 foi distribuído pela imprensa e propaganda(DIP). No DIP eram feitos e distribuídos milhares de cartazes que apresentavam Vargas como ‘’SALVADOR DA PATRIA’’
Variasmedidas foram aplicadas nas escolas pelos técnicos dos ministérios da educação para difundir ideias nacionalistas e de apoio ao governo.
Arte e Ditadura
Getulio Vargas fazia o possível para que intelectuais e artistas
...