A importância do estudo da história
Tese: A importância do estudo da história. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: manuuu • 30/3/2014 • Tese • 379 Palavras (2 Páginas) • 280 Visualizações
1) Explique a importância do estudo da História .
R : O estudo da História é importante porque nos dá condições de entender as estruturas econômicas, sociais, políticas, religiosas, ideológicas e jurídicas da sociedade em que vivemos.
A partir do estudo do passado podemos entender o processo de transformação da natureza, realizado pelo acúmulo de conhecimento dos homens, e que possibilitou mudanças substanciais no modo de vida da humanidade e no próprio homem, além de abrir horiz1) Explique a importância do estudo da História .
R : O estudo da História é importante porque nos dá condições de entender as estruturas econômicas, sociais, políticas, religiosas, ideológicas ontes de transformações em nossa sociedade.
2) Como podemos definir a História ?
R : Podemos definir ‘história’ como:a ciência que analisa as sociedades humanas do presente. Uma ciência que visa entender o homem do passado. Uma ciência que estuda a evolução humana no decorrer do tempo. Uma disciplina que analisa o presente a partir da perspectiva do passado. A disciplina que se volta única e exclusivamente para o passado.
3) Aponte as divisões históricas .
R : Os historiadores costumam dividir o tempo histórico da seguinte forma: Pré-História, que vai do surgimento dos primeiros hominídeos (4 milhões de anos atrás) até a invenção da escrita (4000 a.C.); Idade Antiga, que vai de 4000 a.C. até o século V d.C.; Idade Média, compreendida entre os séculos V e XV; a Idade Moderna, que fica entre os séculos XV e XVIII; e a Idade Contemporânea, que vai dos fins do século XVIII até os dias atuais.
4) Cite as principais características das sociedades antigas .
R : 1. Sociedades estamentais e desiguais (cada indivíduo ocupava um estamento- lugar na sociedade- e dele não podia sair- não havia mobilidade social);
2. A classe mais poderosa era sempre uma aristocracia os nobres- chamados de Patrícios em Roma e Eupátridas em Atenas, por exemplo;
3. Os sacerdotes (clero) tinham grande importância, principalmente nas sociedades orientais;
4. Havía uma classe média formada por comerciantes, artesãos e empreendedores - quase sempre ricos, mas que não participavam da vida política;
5. O grupo de camponeses (agricultores) era o mais numeroso, mas era muito pobre.
6. O grosso do trabalho era feito por escravos (prisioneiros de guerra, filhos de escravos ou pobres escravizados por não pagarem as suas dívidas).
...