TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A origem do sinal de mais

Resenha: A origem do sinal de mais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  Resenha  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 2

A origem do sinal de adição

Publicado por Romirys Cavalcante - 18 comentários!

Vamos conhecer um pouco sobre a história de como surgiu o tão usado sinal de adição (+) na matemática. Você vai descobrir que nem sempre o sinal de adição foi da maneira que conhecemos hoje e que no início ele não era utilizado diretamente em equações. Ficou curioso para saber mais sobre isso não é mesmo? Continue lendo e saiba mais sobre a origem do sinal de adição.

A matemática é repleta de símbolos e cada um deles possui seus significados e funções. O interessante disso tudo é saber que cada símbolo que é utilizado na matemática possui a sua história, ou seja, cada um possui a sua explicação para ter surgido e estar sendo usado até hoje.

Nesta publicação irei mostrar um pouco da história de como surgiu o símbolo da adição e vou tentar mostrar a você o por que do símbolo da adição ser esse aqui "+".

Um pouco de história:

Inicialmente o sinal de adição não era utilizado em operações algébricas e sim na matemática financeira. Era utilizado para representar o excesso em operações comerciais. Era representado pela letra "p" que era a letra inicial da palavra em latim "plus" que significa "está em excesso". Com o passar dos tempos e com as transformações da escrita na matemática a letra "p" foi substituída pelo sinal de "+" que conhecemos hoje.

Você deve estar se perguntando como uma letra "p" se transforma em um sinal de "+" sendo que eles não tem muita semelhança entre si...

Se você está pensando nisso aconselho que continue lendo pois irei explicar agora o motivo para o sinal "+" ter sido escolhido para representar a adição.

O matemático alemão Michael Stifel foi quem primeiro utilizou o sinal de "+" para indicar adições algébricas segundo historiadores. Antes de empregar esse símbolos em seus cálculos ele usava a palavra também latina "et" que significa "e" que na matemática quer dizer adição.

Por exemplo: para representar a adição de 3 + 2 ele escrevia:

3 et 2

Com o passar dos tempos a letra "e" da palavra "et" foi removida e Stifel passou a representar as adições apenas pela letra " t ". Note que a letra "t" nos lembra um pouco o sinal "+" você não acha? É por isso que o sinal que conhecemos hoje para a adição é este aqui "+" pois com o passar do tempo a escrita da letra "t" nas equações foi tomando essa forma que ficou fixa até os dias de hoje. Veja uma imagem para melhor compreender o que acabei de falar.

Com essa imagem podemos perceber claramente como surgiu esse simbolo "+" na adição. Espero que tenha gostado dessa publicação de hoje, um grande abraço, comente se possível e até a próxima...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com