TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD1- Formação Econômica Do Brasil

Dissertações: AD1- Formação Econômica Do Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2015  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 2

Questão 1 )

A crise da economia colonial decorreu de 2 aspectos complementares, um de caráter interno, e o outro , externo. O primeiro foi a expansão dos mercados da colônia, resultado direto do aumento da população e do incremento da produção. Surgiram, em consequência, conflitos de interesses entre colonos e metrópole. Ate então, os colonos sentiam-se portugueses em terras brasileiras, tendo em um mercado pouco expressivo, privilégios garantidos pelo monopólio(exclusivo) comercial e suas restrições a concorrência externa. com o aumento da produção e o crescimento do mercado interno - sobretudo após o inicio do ciclo do ouro -, os interreses particulares da colônia foram aumentando de maneira significativa. O pacto colonial passou a ser, então, um empecilho a expansão dos negócios e, portanto, ao potencial de ganhos dos colonos.

O segundo aspecto, referente ao plano externo, eram os efeitos da Revolução Industrial cada vez mais visíveis na Europa. O processo de acumulação de capital, naquele contexto, centrava-se fortemente na esfera de produção da industria, com uma incorporação de novas técnicas produtivas que ampliavam largamente seu horizonte de crescimento. O aumento de produtividade na atividade industrial era absolutamente fantástico.

Questão 2)

Ao contrario do sistema de parceria, o colonato não impunha condições de vida tão degradantes aos imigrantes para a atividade produtiva. O financiamento de sua vinda pelo Estado e a possibilidade de manter aceso o sonho de progredir em uma nova terra favoreceram fortemente o aumento de fluxo de imigrantes para o pais.

No sistema de parceria, o imigrante arcava com todos os custo da viagem e estadia, acumulando uma divida praticamente impagável, e sofria com condições de vida extremamente precárias, o que determinou um fim muito rápido para a sua utilização.

No colonato, com a participação do Estado no financiamento do fluxo migratório, aliada a um processo mais geral de imigração europeia para o resto do mundo, a imigração encontrou condições bem mais favoráveis para deslanchar.

Questão 3)

A desvalorização cambial era uma realidade decorrente de dois fatores : redução da entrada de moeda estrangeira no pais, devido a queda do preço internacional do café, e pressão política exercida pelos cafeicultores, visando preservar seus ganhos me moeda nacional.

Este processo, todavia, determinava a formação de um circulo vicioso, na medida em que, apesar da queda do preço internacional do café, a sustentação das receitas em mil-réis para os produtores e exportadores de café os estimulava a aumentar ainda mais a produção.

Aumento da produção brasileira de café - Elevação da oferta internacional do café - reduçao do preco do cafe

Aumento dos preços internos e da receita em moeda nacional - desvolarizacao cambial - Reduçao da oferta estrangeira no Brasil - Queda da receita de exportacoes do café.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com