ANTOLOGIA E O MODERNISMO NO BRASIL
Por: Sousa21 • 21/9/2015 • Trabalho acadêmico • 6.546 Palavras (27 Páginas) • 495 Visualizações
[pic 1]
MAYA ALICE EKMAN
JORDANA INACIO Nº 12
JUAN MARCOS Nº 13
THAYNA HERODEK Nº 28
ANTOLOGIA E O MODERNISMO NO BRASIL
PERUÍBE
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.................................................................................................- 5 -
FERNANDO PESSOA
Biografia
Presságio
Análise
MÁRIO DE ANDRADE
Biografia
Estilo
Retrato de Novembro
Análise
MANUEL BANDEIRA
Biografia
O Anel de Vidro
Análise
CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
Biografia
Estilo
Para Sempre
Análise
CECILIA MEIRELES
Biografia
Momento Literário
Estilo
O amor...
Análise
LYGIA FAGUNDES TELLES
Biografia
Ele deixou cair no cinzeiro o cigarro que se apagara
Análise
AUGUSTO DOS ANJOS
Biografia
Movimento Literário:
Estilo
Versos Íntimos
Análise
MONTEIRO LOBATO
Biografia
A Rã e o Boi
Análise
JOÃO CABRAL DE MELO NETO
Biografia
Difícil ser funcionário
Análise.
OSWALD ANDRADE
Biografia
Movimento Literário
Estilo
Canto de regresso à pátria
Análise
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.............................................................- 30 -
INTRODUÇÃO
Antologia significa, etimologicamente, "coletânea de flores"; o termo remete à ideia de escolha, coleção. Sendo assim, antologia é uma coleção de trabalhos literários; neste caso, coleção de trabalhos poéticos.
E o que foi o modernismo no Brasil? Modernismo foi o período do movimento da literatura moderna nas letras. Esta escola engloba manifestações vanguardistas como o Futurismo, o Super-realismo e o Dadaísmo. O objetivo do Modernismo, no que se refere à literatura, foi indicar a necessidade de renovação, opondo a modernidade ao tradicionalismo.
O modernismo brasileiro foi iniciado no século XX. Na época, a preocupação dos autores modernos era substituir os antigos valores. As principais características desta escola literária são o progresso, a sensação de instabilidade e transitoriedade, a criação e investigação pessoal, o livre exame.
Por tanto neste trabalho você verá 10 escritores mais conhecidos do modernismo, e também sua bibliografia, um poema ou pequeno texto escolhido e uma breve analise dos alunos.
FERNANDO PESSOA
Biografia
Fernando Pessoa nasceu em Lisboa, em junho de 1888, e morreu em novembro de 1935, na mesma cidade, aos 47 anos, em consequência de uma cirrose hepática. Sua última frase foi escrita na cama do hospital, em inglês, com a data de 29 de Novembro de 1935: ‘I know not what tomorrow will bring’ (Não sei o que o amanhã trará).
Seus poemas mais conhecidos foram assinados pelos heterônimos Álvaro de Campos, Ricardo Reis, Alberto Caeiro, além de um semi-heterônimo, Bernardo Soares, que seria o próprio Pessoa, um ajudante de guarda-livros da cidade de Lisboa e autor do “Livro do Desassossego”, uma das obras fundadoras da ficção portuguesa no século 20. Além de exímio poeta, Fernando Pessoa foi um grande criador de personagens. Mais do que meros pseudônimos, seus heterônimos foram personagens completos, com biografias próprias e estilos literários díspares. Álvaro de Campos, por exemplo, era um engenheiro português com educação inglesa e com forte influência do simbolismo e futurismo. Ricardo Reis era um médico defensor da monarquia e com grande interesse pela cultura latina. Alberto Caeiro, embora com pouca educação formal e uma posição anti-intelectualista (cursou apenas o primário), é considerado um mestre. Com uma linguagem direta e com a naturalidade do discurso oral, é o mais profícuo entre os heterônimos. São seus “O Guardador de Rebanhos”, “O Pastor Amoroso” e os “Poemas Inconjuntos”. Em virtude do tamanho, alguns poemas tiveram apenas trechos publicados. Eis a lista baseada no número de citações obtidas.
...