Analise Do Livro Didatic
Monografias: Analise Do Livro Didatic. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gold • 14/3/2014 • 2.131 Palavras (9 Páginas) • 761 Visualizações
ANALISE DO LIVRO DIDATICO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇAO
CURSO DE PEDAGOGIA
TURNO NOTURNO
DISCENTE DANIELLA FERREIRA BEZERRA
Análise de um livro didático de História
Esta atividade tem como proposta central a análise de um livro didático de História do Ensino Fundamental II. Ressaltando e descrevendo os aspectos internos e externos deste documento (livro didático).
1.0. Análise Externa do Livro Didático de História:
SABER E FAZER HISTÓRIA – HISTÓRIA GERAL E DO BRASIL.
• Autores: Gilberto Cotrim
Jaime Rodrigues
• Editora: Saraiva
• Disciplina: História
• Nível: Ensino Fundamental II
• Série: 5ª série / 6º ano
• ISBN: 978-85-02-06539-0
• Edição: 4ªed . 2007 - 1ª Tiragem
• Formato: 21 cm largura X 28 cm altura
• Peso: 0,43500
• Páginas: 272
Referência: Gilberto Cotrim, Jaime Rodrigues. Coleção Saber e Fazer História. São Paulo: Saraiva, 2007, em 4 volumes, destinados ao ensino fundamental.
• Tipo de Documento Analisado:
Este documento originou-se em São Paulo no ano de 2007 e esta é a sua 4ª edição, a sua produtora é a editora Saraiva.
A primeira vista pode-se notar que o documento analisado apresenta em sua capa uma imagem simbólica de fácil compreensão.
O material usado na construção da capa é de boa qualidade e impermeável, o que consequentemente, irá prolongar o tempo de duração deste documento.
• Organização do Livro Didático Analisado
O livro didático analisado é organizado da seguinte maneira: 15 capítulos distribuídos em 272 páginas. Inicia-se com uma Introdução aos Estudos Históricos. Aborda: Primeiros Seres Humanos e Primeiros Povos da América; Mesopotâmia; Egito; Sociedade Hebraica, Fenícia e Persa; Grécia; Roma; Reinos Germânicos e Império Carolíngio; Mundo Islâmico;Ocidente Medieval; Império Bizantino.
• Biografia dos Autores:
Gilberto Cotrim
Professor de História graduado pela Universidade de São Paulo; advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP); mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie; estudou filosofia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e é autor de livros didáticos.
Obras do Autor:
1. Coleção Saber e Fazer História – 5 a 8ª séries
2. História Global – volume único
3. Fundamentos da Filosofia
4. História e Filosofia da Educação
5. Direito Fundamental
Jaime Rodrigues
Bacharel e licenciado em História pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre e doutor em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Ex-professor de História nas redes pública e particular de ensino. Professor de História da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Autor de livros didáticos.
Obras do Autor:
• De costa a costa: escravos, marinheiros e intermediários do tráfico negreiro de Angola ao Rio de Janeiro (1780-1860). São Paulo: Cia. das Letras, 2005.
• O infame comércio: propostas e experiências no final do tráfico de africanos para o Brasil (1800-1850).
• O tráfico de escravos para o Brasil. São Paulo: 1ª ed., Ática, 1997 (3ª ed.: 1999).• Coleção Saber e Fazer História (em co-autoria com Gilberto Cotrim). São Paulo: Saraiva, 2007, em 4 volumes, destinados ao ensino fundamental.
• Os Autores no contexto da Época
São autores muito conhecidos com grande bagagem e experiências profissionais. Ambos se encontram hoje inseridos em um contexto político e econômico estável do país. Há uma perfeita compreensão dos autores na elaboração desta obra.
A educação encontra-se em um continuo processo de transformação. É importante mencionar que os autores possuem uma visão bem contemporânea na autoria da obra , estas características são de fácil assimilação, pois o documento em análise, tenta encantar o aluno desde o primeiro momento, graças a sua riqueza em fatos escritos, ilustrações, sugestões externas de aprendizagem(sugestões de leituras, vídeos e sites ao final do capítulo) e atividades criativas.
2.0. Análise Interna do Livro Didático de História:
SABER E FAZER HISTÓRIA – HISTÓRIA GERAL E DO BRASIL, dos autores Gilberto Cotrim e Jaime Rodrigues.
A análise deste documento refere-se ao 13º capítulo que se inicia na página 216 até a página 229, tendo como Título “OCIDENTE MEDIEVAL: SOCIEDADE FEUDAL”.
● Conteúdo
OCIDENTE MEDIEVAL: SOCIEDADE FEUDAL
Mostra que o feudalismo não ocorreu em todas as partes da Europa apenas na parte ocidental e não foi na mesma época em todos os lugares. No livro Coleção Saber e Fazer História do 6° ano, não há nenhuma referência de onde ocorreu o feudalismo e de onde se deu no tempo.
Segundo Gilberto Cotrim e Jaime Rodrigues, havia divisões de poder entre os senhores feudais e o Rei sendo que o primeiro era uma autoridade administrativa, judicial e militar. Relata também as origens dos laços de poder, que reunia ducados, condados e principados, sendo que a ligação entre eles era os laços feudo-vassálicos. Esta ligação se dava pela concessão de feudos, para isso havia rituais entre susseranos e vassalos. No livro se traz documentos especificando como eram estes rituais.
Gilberto Cotrim e Rodrigues ensinam que os senhorios eram divididos em três áreas: os campos abertos,
...