As Calamidades e Terrores
Por: Fátima Dainesi • 14/11/2017 • Trabalho acadêmico • 1.223 Palavras (5 Páginas) • 210 Visualizações
Calamidades e terrores
Perseguidos pela fome, a massa oprimida de cristãos do século XI vivia em miséria, especialmente as camadas inferiores da sociedade. Fome, subnutrição crônica, enfermidades , que mantêm um terrível nivel de Mortalidade das Crianças . O gado não estava isento desses males e as doenças aumentam as crises de comida e enfraquece a força animal de trabalho, agravando assim a crise económica. Rodolfo El hairless (Raúl Glaber) diz que durante a grande fome de 1032-1033, quando os animais selvagens e os pássaros foram comidos, os homens se colocaram, compelidos por devorar de fome, reunir-se para comer todos os tipos de carniça e coisas horríveis para descrever. Alguns, para escapar da morte, recorreram às raízes das florestas e ervas. A fome desesperada fez os homens devorarem carne humana. Dois viajantes foram mortos por outros mais robustos do que eles, seus Membros Rasgados, cozidos ao fogo e devorados. Muitas pessoas que se mudaram de um lugar para outros para fugir da fome e recebidos de Maneira Hospitalidade, eles estavam massacrando durante a noite e serviu como alimento para aqueles que os receberam. Em Muitos lugares e serviram também para apaziguar a fome. Em a região de Mâcon muitas pessoas extraiam da terra uma terra branca parecida com barro, o misturado com o que eles tinham de farinha ou de farelo e eles faziam pães com essa mistura, graças a essa terra que eles esperavam não morrer de fome. Mas esta prática não proporcionou mais do que a esperança de salvação e um conforto ilusório. Apenas rostos pálidos e demarcados foram vistos, muitos apresentavam uma pele ressecada com inflamação; Mesmo a voz humana tornou-se frágil, semelhante a de um pequeno pássaros.
A mesma ladainha no Mortalidade você pode encontrar em todos os cronistas da época. De 1066 a 1072 de acordo com Adam de Berema a fome reinou Em Bream e poderia ser encontrado muitos pobres mortos em raças públicas. Em 1083, na Saxónia o verão foi escaldante; Muitas Crianças E pessoas idosas morreram de Disenteria. Em 1094, de acordo com a crônica de Cosme, uma alta mortalidade, em todos nos países Germânico. Os bispos que regressam de um Sínodo Em Mainz passando por Amberg, não poderiam entrar na Igreja Paroquial, que no entanto, era grande, para celebrar a missa, porque todo o pavimento foi coberto com cadáveres...
progresso.
O cordeiro de centeio, um parasita do centeio e outros cereais, apareceu no Ocidente no final do século X, continua sua destruição. Isso desencadeia grandes epidemias da gangrena do ribeiro, o "fogo de San Antonio" que causou grandes danos em 1042, 1076, 1089 e 1094. Em 1089, escreve o cronista Sigilberto de Gembloux, muitos apodrecidos, como queimados por um fogo sagrado que devorava suas entranhas; seus membros avermelhados, pouco a pouco, enegrecidos como carvões: morreram com pressa e com sofrimentos atrozes ou continuaram sem mãos ou pés uma existência ainda mais miserável; muitos outros se contorceram com convulsoes nervosas.
Esses choques físicos foram prolongados em distúrbios de sensibilidade e em traumas mentais. Em todo lugar, os sinais de advertência das calamidades se multiplicam.
Em 1033, de acordo com Rodolfo el Lampiño, o terceiro dia do calendário de julho, sexta feira, dia vinte e oito da lua, houve um eclipse do sol que durou da sexta hora daquele dia até o oitavo, e foi verdadeiramente terrível . O sol adquiriu a cor da safira e carregou em sua parte superior a imagem da lua em sua primeira sala. Os homens, olhando uns para os outros, pareciam pálidos como mortos. Todas as coisas pareciam banhadas por um vapor cor de açafrão. Então, um estupor e imenso terror tomaram os corações dos homens. Esse show, eles entenderam bem, adivinhou algum desafortunado desastre que se desmoronaria sobre a raça humana ...
O inverno de 1076-1077, de acordo com um cronista, era tão rigoroso na Gália, na Alemanha e na Itália que "as populações de muitas regiões tremiam com um medo semelhante da possibilidade do terrível momento em que Joseph estava retornando. vendido por seus irmãos, a quem a privação e a fome fizeram fugir para o Egito ...
Século de grandes terrores coletivos, o século XI é aquele em que o demônio toma seu lugar no cotidiano dos cristãos do Ocidente. À vicissitudes da catástrofe que se tornaram ensurdecedoras, esmagadas e brutalizadas para quase todos os mortais daquela época, os excessos dos espíritos malignos foram adicionados ...
Aparição do diabo, que o próprio Rodolfo el Lampiño viu na forma de um "homem diminutivo, horrível de olhar, com um pescoço fraco, um rosto abatido, olhos muito pretos, uma testa áspera e apertada, narizes apontados, boca proeminente, abaulamento dos lábios, esguio indescritível e muito estreito, um cavanhaque, orelhas peludas afiadas, cabelo eriçado como uma erva daninha, dentes de cachorro, crânio pontiagudo, peito inchado, uma corcunda na parte de trás, nádegas tremendo ... Século XI em que o medo coletivo se alimenta com as cenas apocalípticas que se multiplicam na arte românica nascente.
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