As Dificuldades de aprendizagem
Por: menezess1 • 19/4/2018 • Trabalho acadêmico • 1.225 Palavras (5 Páginas) • 282 Visualizações
1 - Introduçao
Esse trabalho tem como objeto de estudo, as dificuldades de aprendizagem no ensino primário, da Escola nº 14 Boa Vista Municipio do Bailundo,na disciplina de Língua Portuguesa,objetivando analisar essas dificuldades, detectar as causas e factores que contribuem para a mesma, e saber a quantidade de alunos que sentem essas dificuldades.
Justificativa
Escolheu-se este tema para o trabalho, de acordo com a problematica relativa as dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita da disciplina de Língua Portuguesa, no ensino Primário da Escola em referência. Tendo em conta a importância do tema para o aperfeicoamento do processo de aprendizam; nos sentimu-nos coagido a trabalhar em simultaneo com o corpo docente deste estabelecimento para criar novo metódo que influência de forma directa o rendimento dos alunos .
Problema:
O que está na base das dificuldades de Leitura e escrita aos alunos da Escola Primária?
Objetivos:
Geral – Identificar os factores que estão na base das dificuldades do ensino e aprendizagem na leitura e escrita do ensino Primário .
Específicos: Determinar as causas que interveêm nas dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita na língua Portuguesa .
Descrever os factores que estão na base das dificuldades de aprendizagem na Língua Portuguesa.
Metodológia
Trata-se de uma pesquisa Bibliografica, onde foram consutado várias literaturas.
Uma pesquisa bibliográfica segundo Trinino( 1987), é aquela que exige do Investigador uma serie de informações sobre o que deseja pesquisar. Esse tipo de estudo pretende descrever os factos e fenómenos de determinada realidade.
2 - Desenvolvimento
O estudo foi realizado com base em uma pesquisa bibliográfica , enfocando as ideias de diversos autores da área, visando à compreensão de questões fundamentais sobre a aprendizagem e discutindo as possíveis causas do fracasso escolar e as variáveis que interferem negativamente no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.
Embora as dificuldades de aprendizagem sejam um problema de suma importância para os especialistas em educação, ainda é possível se ver que algumas Escolas se preocupam com o tradicional, isto é , o importante é trabalhar a aplicação dos conteúdos e conceitos formados. Com isso, o Educador acaba sendo o principal responsável pelas dificuldades do educando, pois devido à baixa auto-estima não consegue encontrar estímulos para desenvolver no aluno a boa aprendizagem.
A escolha desse tema partiu da experiência vivenciada no decorrer da realização da pesquisa onde houve a convivência com a realidade de vários autores que tratam da mesma temática e foi possível perceber que muitos deles abordam de diferentes formas as dificuldades na leitura e escrita .
As modalidades que podem ser trabalhadas para minimizar esse problema, evidenciando a importância da participação da família no comportamento escolar .
Perceber as dificuldades de aprendizagem e actuar de forma apropriada sobre elas, é uma forma de fazer acontecer a aprendizagem significativa.
Soares , M. (2004), Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação.
Aprendizagem
A aprendizagem da leitura e escrita envolve dois processos diferentes , porém interrelacionados: a alfabetização e o letramento.
A aprendizagem escoalar é assim um processo de conhecimentos e modos de acção física e mental, organizada e orientada num processo de ensino onde os resultados se manifestam em modificaçoes na actividade interna e externa, onde o sujeito nas relaçoes com o ambiente físico e social se encontra (FREIRE,1991).
Segundo Garcial (1993, p.92), a aprendizagem da leitura e da escrita é funfamental que a criança tenha oportunidade de criar suas histórias, interpretar outras histórias ou vidas transformando-as , ouvir outras pessoas ( sejam elas adultas ou crianças) ler e escrever suas histórias.
Objectivos de aprendizagem
- Pretende-se com a leitura deste capitulo, desenvolver o conhecimento acerca do construto de autorregulação da aprendizagem;
- Identificar as caracteristicas de um ambiente de aprendizagem promotor da autorregulação;
- Promover a compreenção da complexidade e de especialidade da prática docente ;
- Promover autonómia na pesquisa de informação acerca dos temas abordados.
Conceito de Aprendizagem
Aprender é um processo que se inicia a partir do confronto entre a realidade objetiva e os diferentes significados que cada pessoa constrói acerca dessa realidade, considerando as experiências individuais e as regras sociais existentes (Antunes 2008, p. 32).
Ainda de acordo com Piaget (1974) “a aprendizagem ocorre pela acção da experiência do sujeito e do processo de equilibração”. Essa afirmação demonstra que a aprendizagem não parte do zero, mas sim, de experiências anteriores, o indivíduo vai desenvolvendo sua capacidade de assimilação através da organização do esquema cognitivo.
Através da aprendizagem, a educação realiza a função do ser . Esta aprendizagem não se inicia na Escola , mas desde o inicio da vida do ser humano.
3 – Considerações Finais
...