As influências da Reforma protestante na educação da Alemanha no século XVI
Por: Khcfm • 6/4/2019 • Projeto de pesquisa • 1.003 Palavras (5 Páginas) • 198 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
CARLA HELENA CARDOSO FRANCO RU: 1504533
1. TEMA
AS INFLUÊNCIAS DA REFORMA PROTESTANTE NA EDUCAÇÃO ALEMÃ DO SÉCULO XVI
2. PROBLEMÁTICA
Como a Reforma Luterana influenciou o contexto educacional da Alemanha no século XVI?
3. JUSTIFICATIVA
A educação se apresenta como um processo amplo que se dá a partir das relações entre sujeitos sociais. Ela se faz presente a partir do nascimento, na qual a herança cultural, que envolve a dinâmica social (local e global) em volta, perpassando por concepções diversas, é transmitida.
No movimento temporal é possível identificar que a história da Educação e a história da Igreja estiveram intimamente articuladas e em determinados momentos, influenciadas mutuamente, de forma que não poderia compreender uma sem a outra. Na Idade Média, essa relação se apresentava mais evidente, em virtude da Igreja ser a única responsável pela educação escolar, visando garantir a instrução de seus clérigos (bispos e abades). Nesse intuito, buscava formar crianças e jovens com pretensões voltadas a vida religiosa. A referida organização já se vislumbrava no século V, em virtude da instrução escolar estar ligada diretamente às ações da Igreja. Em contrapartida, a educação sob influência do movimento humanista e ideais do renascimento, mostrava-se em expansão, passando por diversas mudanças e desenvolvendo características particulares.
Martinho Lutero (1483-1546), monge no Mosteiro Agostiniano de Erfurt, professor de filosofia moral e Teologia Bíblica na Universidade de Wittenberg, apresenta-se em defesa da reforma do ensino, com escolas que ofereceçam a educação elementar para todos os segmentos da população. A partir daí, as concepções de Lutero sobre Educação, principalmente sobre uma educação cristã, começam a circular em todos os seus tratados e escritos, nos quais além de expor e atacar os problemas da Igreja e da sociedade, vem propor aconselhamento sobre o que deveria ser feito diante do quadro social apresentado. Em textos específicos Lutero fez suas orientações.
Nesse contexto, estudar como a reforma protestante, fato social influenciou na educação alemã do século XVI permite compreender os elementos sociais e culturais que se mostraram presentes no referido contexto e que direcionaram os rumos da vida social e educacional daquela época e daí por diante.
4. OBJETIVOS
4.1- OBJETIVO GERAL:
- Analisar as influências das ideias de Martinho Lutero, presentes na reforma protestante, na educação alemã do século XVI.
4.2- OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Compreender o contexto histórico educacional, social, político e religioso no qual as ideias luteranas se manifestam;
- Refletir sobre a proposta educacional apresentada por Lutero;
- Reconhecer as influencias evidenciadas no campo educacional.
5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Desde o século V, a instrução escolar se mostrava ligada diretamente às ações da Igreja. Na Idade Média, a igreja tinha grande prestigio e era a única responsável pela educação escolar, visando garantir a instrução de seus clérigos (bispos e abades). A instrução estava sob tutela da igreja.
No século XV, Olson (2003) destaca que a Igreja passava por um clima de confusão e caos cultural e religioso, em virtude de teólogos cristãos se aliarem a reis, obtendo proteção frente às ameaças da Igreja Romana. As mudanças em outras cidades mais ricas, que as transformaram em centros de cultura renascentista, com grande interesse pelas artes e ciências; o Renascimento, que provocou mudanças na Teologia, a partir do esvaziamento do pensamento teocêntrico difundido pela Igreja que colocava os deveres religiosos na centralidade da humana, a partir do estudo dos intelectuais da Antiguidade Greco-romana, com as traduções originais do hebraico e aramaico, que permitiram a percepção da diferença entre o cristianismo dos primeiros tempos e o que vinha sendo praticado; e a descoberta da impressa, que possibilitou acesso à obras, que antes eram copiadas a mão, como a Bíblia, permitiram conhecimento e renovação na forma de pensar o mundo e sua organização, a partir do campo social, político, cultural, educacional e religioso.
...