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BRUTALISMO E ORGANISCISMO EM SAO PAULO

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Por:   •  9/6/2014  •  1.131 Palavras (5 Páginas)  •  1.098 Visualizações

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A margem do racionalismo e a corrente orgânica e o brutalismo paulista

Toda as realizações estudadas até hoje derivam de parte do movimento racionalista,feito fundamental da arquitetura brasileira.Assim agora é preciso e procurar e ver até que posto ouve ou não ,no Brasil numa repercussão da tendência orgânica tão importante nos Estados Unidos e na Europa setentrional ,depois focar no problema do brutalismo que surgiu recentemente mas nem por isso pode ser deixado de lado e reunir em um só capitulo esses dois movimentos .É evidente que a corrente orgânica apresentada por alguns de seus defensores como uma superação de racionalismo e considerada pela maioria dos críticos como porta-voz de um estado de espírito,oposto ao racionalismo e considerada pela maioria dos críticos como porta voz de um estado de espírito ,oposto ao racionalismo ,desempenhou um papel importante a arquitetura do século XX papel que o brutalismo nascido bem mais tarde e difícil de se definir ,a veia brutalista impos-se com vigor,mas apenas numa região ,numa preocupação de rigidez doutrinária mais acentuada do que nunca .

Verdadeira Arquitetura orgânica ou organicidade racionalista

A noção da arquitetura orgânica provocou vários debates e interpretações contraditórias admitindo no modo geral ,aquele que foi difundido apartir de 1945,levada o feito de Bruno Zevi,que engloba sob essa dominação tanto a arquitetura de Frank Loyd Wright e seus êmulos norte-americanos da escola escandinava e finlandesa ,cujos lideres são Gunnar Asplund e Alvar Aalto .Com isso não se quer dizer que o movimento orgânico assim definido ,como o critico italiano e fazer crer e o apresentou como um sucesso paralelo liderando o vocabulário cubista numa escola racionalista no Brasil sobre a influencia de Niemeyer ,que também conseguiu introduzir a curva na arquitetura se preocupando com a organização interna .

O vocabulário racionalista apresenta quatro elementos principais e traços fundamentais que definem a originalidade da corrente orgânica

1-modernista aparente aspecto externo,para aspecto interno do edifício sensível .

2-preferência por materiais tradicionais entusiasmados com novos materiais de construção eles seguiam os arquitetos alemães e franceses ,que usavam uma arquitetura com concreto e vidro,sendo que a veia orgânica limitava o emprego desses materiais .Por outro lado estes elementos são sempre utilizados sozinho.tinham a valorização da vegetação e de elementos vindos da natureza como pedra, madeira e valorização e absorção dos materiais recente eleito pela escola racionalista.

3_rejeição do tipo Standard da estrutura isolada como base da aquitetura racionalista.

4- Primazia absoluta do interior sobre exterior e fornecer ao homem espaços projetando acessórios para sua vida cotidiana, e os arquitetos orgânicos chegam à conclusão que a concepção de um edifício é gerada exclusivamnte por sua disposição interna, portanto o aspecto externo deve traduzir essa disposição. O invólucro arquitetônico é apenas uma forma de moldar os vazios. Portanto a corrente orgânica possui uma personalidade indiscutível e exprime aspirações diferentes das do racionalismo .Explorando planta livre na criatividade espacial fruto da visão cubista.

O período Wrightiano de Vilanova Artigas (1916-1944)

O triunfo dos princípios difundidos por Le Cobrusier não deve fazer esquecer por uma resistência ativa e manifestar durante vários anos de tentar remover a arquitetura .Essa tentativa ficou bem localizada e ultrapassou o âmbito da Capital Paulista.

São Paulo ,cidade comercial de desenvolvimento recente ainda era muito provinciana por volta de 1930 e o espírito que ela reinava não aceitava estilos revolucionários .O estilo de Wright menos susceptível de espuntar a clientes particular que oferecia em contra partida uma evolução mista ao mesmo tempo moderna e tranqüilizante apresentando varias vantagens ,rivalidades entre cidades que a arquitetura não passava de uma lição de escola política técnica pouco inclinada por natureza a uma visão total dos valores de ordem estética .Assim cresce o prestigio de Wright ,pois no Rio de Janeiro estudavam as obras de Le Coubrusier.Enquanto São Paulo tinha os ensinamentos do mestre Norte-Americano .

Os maiores sucessos do gênero devem se a João Vilanova Artigas formado pela escola técnica em 1937, com vinte e dois anos três mansões que construiu em 1958 e 1945 no Bairro

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