Brasil No século Xx
Trabalho Universitário: Brasil No século Xx. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Hevellin • 21/10/2014 • 376 Palavras (2 Páginas) • 402 Visualizações
O Brasil chega ao século xx
A Revolução Industrial
Os impactos da Revolução Industrial nos primórdios do século xx promoveram a expansão empresarial e maior exigência pelo desempenho organizacional em um ambiente altamente competitivo e complexo.
A expansão cafeeira
A principal fonte de riqueza era o café. Certa de 75% de toda a produção mundial tinha origem nos cafezais brasileiros. O café desenvolveu: Ferrovias (para facilitar escoamento), Sistema Bancário, o urbanismo e trabalho assalariado.
A extração da borracha
A extração da borracha na Amazônia chegou a responder a 90% de toda a produção mundial. O faturamento chegou a 234 milhões. Trouxe desenvolvimento para as cidades de Belém e Manaus. Porém perdeu o prestígio quando a Ásia passou a concorrer com o Brasil.
A vida dos trabalhadores
Grande parte dos trabalhadores se encontrava no setor de serviços. Trabalhava cerca de 10 a 14 horas por dia. Não existia legislação trabalhista não havia descanso semanal, férias ou aposentadoria.
Reivindicações trabalhistas
O proletariado luta pelos direitos e por melhores condições de vida. Diversas greves interromperam os primeiros anos da República. Reivindicava jornada de trabalho de 8 horas por dia, melhores salários e pelo reconhecimento de seus direitos.
O futebol
Outra diversão importante foi o futebol que abrangia todas as classes. Em 1897 foi introduzido no Rio de Janeiro. Em 1904 técnicos ingleses no Rio de Janeiro fundaram o The Bangu Athletic Club que passou a admitir operários em sua equipe. A partir de então, clubes começaram a surgir por toda parte
A chegada do imigrante
Entre os anos de 1887 e 1930 entraram no país cerca de 3,8 milhões de estrangeiros, sendo: 35% italianos, 29% portugueses, 14.6% espanhóis, 3,7% alemães. A partir de 1908 começaram a chegar japoneses, que trouxeram tecnologias para a agricultura.
A chegada dos imigrantes ao Brasil atendia às expectativas da elite brasileira que defendia o “embranquecimento” da população. Esse tipo de pensamento foi fator determinante par o preconceito contra o negro.
A Revolta da Vacina
A reurbanização da região da cidade do Rio de Janeiro foi acompanhada de uma campanha de saúde pública liderada pelo médico e sanitarista Osvaldo Cruz. Como parte dessa campanha, em 104, o governo aprovou lei tornando obrigatória a vacina contra a varíola. A media provocou revolta entre a população, pois a vacina poderia ser aplicada a força caso recusa-se a tomá-la.
...