Teoria da Burocracia de Max Weber
Por: Guilherme Ferreira • 9/10/2015 • Relatório de pesquisa • 977 Palavras (4 Páginas) • 633 Visualizações
Teoria da Burocracia de Max Weber
A Teoria da Burocracia nasceu da necessidade de definição rigorosa das hierarquias, das regras e regulamentos e das linhas de autoridade como forma de garantir a sobrevivência, Weber explicar como a forma de organizam. A teoria diz que burocracia é como qualquer sociedade ou grupo que se baseia em regras e leis, organização baseada em regras e procedimentos regulares, onde cada indivíduo possui sua especialidade, responsabilidade e divisão de tarefas.
A Teoria da Burocracia está também as diferenças de nível social e econômico entre as pessoas e um nível de hierarquia, a administração. Essas teorias foram baseadas por Weber sete princípios: formalização das regras, divisão do trabalho, hierarquia, impessoalidade, competência técnica, separação entre propriedades e previsibilidade de cada funcionário.
Teoria da Burocracia tem uma grande importância para o os dias atuais, ela esta presente em basicamente tudo, vivemos em uma sociedade regidas por regras, leis, hierarquia. A burocracia é o que faz manter nossa sociedade organizada.
Teoria da Ação Social de Max Weber
Para Weber, a ação social é aquela que é orientada ao outro. Existe ação social, quando o indivíduo tenta estabelecer algum tipo de comunicação, ajudar o próximo a partir de suas ações. Ação social são subdivididas em quatro tipos que explica essas ações, porém não é bem a realidade dos dias atuais:
• Ação tradicional: aquela determinada por um costume ou um hábito comum ;
• Ação afetiva: aquela determinada por afetos ou estados sentimentais;
• Racional com relação a valores: determinada pela crença de um valor considerado importante;
• Racional com relação a fins: determinada pelo cálculo racional que coloca fins e organiza os meios necessários.
As Ações Sociais divididas em quatro tipos não é muito comum nós dias atuais, as pessoas perderam as virtude de ajudar o próximo, de estabelecer uma comunicação com o individuo. São raras mas não extintas, pouco mas ainda existe ações sociais exercidas por algumas pessoas, ou ONGs, grupos de apoio, pessoas que tem ajuda o próximo como tradição familiar ou por um simples gesto de amor.
A Teoria do Valor de Karl Marx
A Teoria do Valor explica que o trabalhador tem que receber o valor correspondente a seu trabalho, não só o necessário para sua sobrevivência. Os capitalistas adquiriam uma mercadoria pela força de trabalho e vendia pelo um valor superior e pagavam aos trabalhadores um valor inferior, dessa forma explica a existência do lucro.
O valor da força de trabalho equivalia ao valor para sua subsistência necessária para o trabalhador tenha um padrão mínimo de vida socialmente, o operário trabalha durante 8 horas por dia, mas precisa somente de 6 horas para produzir o valor mínimo para sua necessidade de sobrevivência, o valor das 2 horas a mais que os trabalhadores exercia ia para os capitalistas.
A Teoria do Valor nós dias atuais acontece, por existir leis trabalhistas, hoje o trabalhador recebe o salário correspondente a sua hora de trabalho. Porém a teoria não é de forma generalizada, á ainda exceções de capitalistas que não exerce a teoria do valor, mas ainda não é um problema que teve fim.
Marxismo de Karl Marx
A Teoria do Marxismo é basicamente um conjunto de ideias filosóficas, econômicas, políticas e sociais, crítica o capitalismo e estabelece uma sociedade sem classes totalmente igualitária, compreende o homem como um ser social histórico e que possui a capacidade de trabalhar e desenvolver a produtividade do trabalho.
...