Carne Organica Friboi
Dissertações: Carne Organica Friboi. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 1988cassio • 3/1/2015 • 2.390 Palavras (10 Páginas) • 298 Visualizações
O Planeta Orgânico esteve com Flávio Saldanha, do FRIBOI. O frigorífico é pioneiro no Brasil em produção de carne bovina orgânica e fala mais sobre o trabalho resultado de parcerias e empreendedorismo.
PO – Como é a participação da Friboi no mercado de carne orgânica brasileiro?
FLÁVIO SALDANHA – Hoje, o único trabalho que vem sendo feito no mercado é o do Friboi. Você tem a linha orgânica da mesma maneira que fosse um produto top, um produto “premium”, como ele é na verdade. Nós temos investimentos com promotores, demonstradores. Temos em Santa Catarina, que é uma praça excelente para o orgânico, 16 promotoras fixas em lojas, abordando entre 8 e 10 horas por dia: falando sobre a qualidade da carne orgânica, o que é um animal orgânico, o que é o boi, todo o processo produtivo, e convencendo as pessoas. Depois de 4 meses, vemos um resultado muito bom. Hoje o consumidor já sabe o que é a carne orgânica naquelas lojas. Não tem mais aquele trabalho que a gente começou de catequese, ensinar o que é. O consumidor já chega lá procurando carne orgânica. Inclusive, a gente tem um caso muito interessante, de um casal jovem, que estava com uma criança no colo; ele pegou um coxão-duro orgânico. Eu falei: Você come a carne orgânica? Ele falou: “A minha família e, principalmente, pensando na saúde do meu filho; eu consumo só carne orgânica, só produtos orgânicos”.
PO – A Friboi é uma grande empresa, tradicional, de muito anos já no setor. Como surgiu esse interesse pelo setor orgânico?
FLÁVIO SALDANHA – A gente sempre flertou com os produtos orgânicos como diferencial no ponto de venda. E aí surgiu a oportunidade quando a Terra Ativa nos procurou, queriam um parceiro que entrasse com ele na carne orgânica, que fornecesse essa carne para o Carrefour, mas que tivesse um plano de trabalho. Ou seja, não só cortasse carne quando tem, e oferecer a ruptura no ponto de venda. Porque como a carne orgânica ia para exportação, o que sobrava ficava para o mercado. Então, você não tinha um trabalho regular e constante no ponto de venda. Não tinha nem como fidelizar o consumidor. Era realmente um trabalho feito um pouco mais esparso.
Basicamente, quem nos convenceu muito foi o Henrique Balbino, o presidente da ASPRANOR, que veio aqui nos falar o que era. Sentimos muita confiança nele e no que veio nos propor. (veja entrevista com Henrique Balbino feita pelo Planeta Orgânico)
A Friboi é uma grande empresa, somos o maior do Brasil no setor. E temos uma parte pequena nossa que, hoje, recebe uma atenção maior do que em todas as nossas linhas.
PO – Proporcionalmente, vocês querem dizer?
FLÁVIO SALDANHA – Proporcionalmente, para a marca, ele agrega mais valor. Ou seja, hoje, o Friboi é visto, até como marca, por causa do orgânico. Mais do que por alguns trabalhos que nós fazemos com as outras marcas.
PO – Vocês acham que está se destacando a imagem da empresa?
FLÁVIO SALDANHA – Com certeza.
Caixa do primeiro hambúrguer produzido no país
Caixa do primeiro hambúrguer produzido no país
PO – Algumas empresas do setor convencional com linhas ecológicas utilizam o próprio setor orgânico como oportunidade de divulgar um trabalho ambiental.
FLÁVIO SALDANHA – Para nós, o ambiental é um marketing, a gente passa por uma empresa muito mais saudável, muito mais preocupada com os consumidores.
PO – A quanto tempo a Friboi está no setor orgânico?
FLÁVIO SALDANHA – Vai fazer um ano. A gente começou o projeto em agosto, fizemos muita pesquisa, um pré-lançamento em setembro, e entramos para o mercado no final de outubro.
PO – E o Carrefour é o principal comercializador no momento?
FLÁVIO SALDANHA – Um deles. O Carrefour já rivaliza com outros; antes ele era o principal, e hoje nós conseguimos unificar um pouco a carga dele. Depois, nós temos um acordo com a Aspranor, onde eles fornecem com exclusividade o gado para o Friboi. Em contrapartida, o Friboi se compromete a comprar gado orgânico, única e exclusivamente, das fazendas associadas da Aspranor.
PO – A Aspranor é o principal parceiro de vocês?
FLÁVIO SALDANHA – Sem dúvida.
PO – Na ponta do fornecedor vocês estão amarrando bem para ter a garantia.
FLÁVIO SALDANHA – Garantir a qualidade. Em qualquer partida a gente dá muito esforço para a qualidade.
PO – E como é a posição de vocês na cadeia produtiva, na logística?
FLÁVIO SALDANHA – O nosso é na fábrica. Na verdade, o trabalho do Henrique (Aspranor) vai até o curral, onde eles entregam o boi pronto; do curral para a frente é responsabilidade nossa, e do IBD em nos certificar.
Todo nosso material tem a logo do Henrique, que é a “Boi da Terra”. A gente sempre fala da Aspranor e do IBD em todo o material. Quando nós vamos em feiras, pode ver lá que tem o selo Boi da Terra, o nosso e o do IBD. Todo o material é compartilhado.
PO – Qual a variedade de cortes da Friboi com relação aos produtos orgânicos?
FLÁVIO SALDANHA – Hoje a gente tem uma grande oportunidade nos cortes, e na diversificação desses cortes. Eu acredito muito na parte de outros produtos ou produtos industrializados. No caso do hambúrguer e nas expansões, como carpaccio, algum tipo de bife já pronto. No caso do hambúrguer, temos algumas dificuldades. A gôndola de hambúrguer, de super-gelados, é supersaturada Existem ali 10, 12 marcas, cada um com 5 ou 6 produtos. Então, é um trabalho um pouco mais forte que a gente agora está fazendo com o hambúrguer. Ou seja, tem muito a crescer
mas existe ainda muito desconhecimento do produto hambúrguer, ou do carpaccio, do produto congelado. A gente não conseguiu identificar, mas parece que o consumidor, quando ele vê hambúrguer, já não associa mais ao orgânico, ele já entra para um lado do industrializado. Na verdade, o que a gente detectou em alguns consumidores, os mais radicais orgânicos, é que: “Olha, se é hambúrguer, para mim já
...