Case Oplympikus
Monografias: Case Oplympikus. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fanyyy • 19/9/2013 • 443 Palavras (2 Páginas) • 416 Visualizações
1- Quais são os possíveis caminhos para a Olympikus não enfrentar as marcas internacionais?
A Olympikus deve focar em estratégias no consumidor e esquecer um pouco a concorrencia, investir em campanhas que mostrem assuntos interessantes para o publico em geral, utilizando temas ligados a comportamento, atitude inovadora e coisas do dia-a-dia. Ela também deve utilizar artistas famosos tanto nacionais, quanto internacionais mundialmente conhecidos para assim mostrar o poder da sua marca. Tornar seus produtos acessível a todos, transformando seu valor num atrativo e oferecendo produtos melhores que os da concorrência, inovando a linha e adequando-se ao interesse e necessidade do consumidor.
2- É possível replicar a estratégia da Olympikus em outros produtos de consumo com concorrentes globais?
Sim, desde que seja feito uma pesquisa de mercado, no qual se identifique os pontos fracos e fortes dos concorrentes, o público alvo, o meio de comunicação utilizado, e dessa forma atuar com agressividade a eles. Readaptar através da preferência de seus consumidores, adequando-se ao interesse do publico, a empresa fideliza e atrai novos clientes.
3- Caso você fosse empresário do setor calçadista, qual caminho seguiria: desenvolver marca própria ou produzir tênis com marca de terceiros?
Se a minha empresa tivesse um capital para investir alto, lançaria no mercado um tênis com marca própria, claramente que depois de muita pesquisa de mercado, inovações e tendências. Porém se não tivesse tanto capital para um lançamento, primeiro conduziria na empresa os tênis com a marca de terceiros, para ter um impulso e crescer no mercado.
4- É possível ter uma marca de Tênis brasileira com atuação global, como propõe a Olympikus?
Sim, mas não seria tão simples, cada vez mais as pessoas querem produtos. Um produto novo hoje para ser lançado a nível global deve ter muito cuidado, no caso investir muito com marketing, propagandas, atuar em canais de televisão, rádios, onde estejam os públicos que quer alcançar. Mostrar que pode satisfazer a necessidade e interesses do consumidor, boa imagem e qualidade isso fará a marca ser preferência, como a Olympikus fez quando se tornou patrocinadora oficial dos jogos Olimpikus, e fornecedora de materiais esportivos para o comitê Olímpico Brasileiro provando que tem qualidade e que é melhor do mundo. Misturando também novamente a moda com o esporte para que o produto não seja só para usar na prática de esporte mais em qualquer ocasião.
CONCLUSÃO
Em sumo, o caso Olympikus é um caso de sucesso. Buscando alcançar uma liderança no mercado, a estratégia da empresa calçadista foi uma revolucionária de competitividade através do relançamento de um produto que alia inovação tecnológica, qualidade e design, assumindo um novo papel da inovação na gestão e um novo posicionamento estratégico na dinâmica da cadeia de valor.
...