Conjuração Baiana e Inconfidência Mineira - 8º ano
Por: IceCreamCrusher • 13/2/2019 • Artigo • 314 Palavras (2 Páginas) • 503 Visualizações
Conjuração Baiana
Também conhecida como Revolta dos Alfaiates, a Conjuração Baiana foi uma revolta social, ocorrida na Bahia em 1798. Teve uma importante influência dos ideais da Revolução Francesa e defendia importantes mudanças sociais e políticas na sociedade.
As causas foram: Insatisfação popular com o elevado preço cobrado pelos produtos essenciais, Forte insatisfação com o domínio de Portugal sobre o Brasil(ideal de independência)
Eles defendiam o fim do pacto colonial com Portugal,implantação da República;Liberdade comercial no mercado interno e também com o exterior;Fim da escravidão, abertura de portos.
Um dos principais líderes foi o médico, político e filósofo baiano Cipriano Barata.Outra importante liderança, que atuou muito na divulgação das ideias do movimento, foi o soldado Luís Gonzaga das Virgens.Os alfaiates Manuel Faustino dos Santos Lira e João de Deus do Nascimento.
O movimento contou com a participação de pessoas de todas as classes sociais.
A revolta não chegou acontecer por causa de um X-9 (vc muda, pq eu não lembro a palavra), e os envolvidos foram presos e mortos.
Inconfidência Mineira
Também conhecida como Revolução de Vila Rica, a Inconfidência Mineira foi uma revolta que ocorreu em Minas Gerais no ano de 1789.
Como em Minas Gerais não se podia falar sobre o Iluminismo, os interessados em conversar sobre isso (funcionários públicos, poetas, religiosos, militares, empresários das minerações etc.)* se encontravam em túmulos que pareciam casinhas e ficavam horas lá, lendo poesias, discutindo opiniões etc. E foi lá que tiveram a idéia de se rebelarem contra o governo. – Eles queriam libertar a capitania do domínio de Portugal, queriam escolas, mas queriam a continuação da escravidão
Eles combinaram de no dia de pagar a derrama, os mesmos não a iriam pagar, começando a revolução. Mas, um “X9” os dedurou para a coroa para poder quitar suas dívidas. No fim das contas, a revolução não deu certo: a maioria dos envolvidos* foram pegos e condenados – Tiradentes foi morto e esquartejado.
*envolvidos na inconfidência
...