Conseqüências Da Morte De Getúlio Vargas
Dissertações: Conseqüências Da Morte De Getúlio Vargas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Williamsg • 7/10/2014 • 435 Palavras (2 Páginas) • 1.553 Visualizações
Getúlio Vargas foi considerado um dos homens mais importantes da história brasileira, conhecido como o “pai dos pobres”.
A perseguição ao presidente de seus opositores se agravou depois do atentado da Rua Torneleres, em 05/08/1954, onde membros da guarda pessoal de Getúlio (Alcino João Nascimento e Climério Euribes de Almeida) atiraram contra Carlos Lacerda (seu maior inimigo), atingindo-o no pé, e, o major, Rubens Florentino Vaz, da Força Aérea Brasileira (FAB), que faleceu. Com isso, intensificou fortemente suas declarações contra seu governo, sendo acusado como principal responsável pelo o atentado, e, ao mesmo tempo sendo submetido a renunciar o poder.
Devido tamanha pressão, Getúlio Vargas decide tirar sua própria vida, com um tiro no peito, aproximadamente às 8 horas da manhã, no dia 25/08/1954, deixando um manuscrito destinado à população brasileira, explicando suas razões políticas que o levou a cometer tal atitude. Depois que a mesma foi transmitida através dos rádios e jornais, o povo brasileiro se revolta, e, começa uma grande onda de manifestações contra os adversários do presidente. As principais ruas de todo o país foram tomadas por represálias contra as embaixadas norte-americanas e contra as redações dos jornais de seus opositores.
O Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), criado por Getúlio Vargas, visava o positivismo, tendo base eleitoral o operário urbano. Foi um partido que cresceu tanto em números de votos, quanto em número de filiados. Era um partido coligado ao PSD (Partido Social Democrático). O presidente eleito (1956 – 1961) pelo o povo Juscelino Kubitschek – JK, após a morte de Getúlio Vargas, fez parte deste partido. Neste tempo o Brasil teve um crescimento econômico vantajoso e uma estabilidade política. Teve uma política conservadora comparada ao PTB. Juscelino liderou o país, adotando um estilo inovador, construindo em torno de si uma simpatia e uma confiança no que exercia. Adquiriu apoio da direita e da esquerda, com um desenvolvimento baseado através de empréstimos estrangeiros, dentre outros.
Após anistia, houve uma disputa pelo nome, pela sigla e pela legenda do PTB.
Atualmente seu número eleitoral é 14. O PTB elegeu políticos como Jânio Quadros, o ex-presidente Fernando Collor.
O que Getúlio Vargas constituiu em sua trajetória, e que perdura nos dias de hoje apesar de ter sofrido algumas mudanças, são os direitos trabalhistas como:
CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas;
Justiça do Trabalho;
Lei Orgânica da Previdência Social;
Lei do Salário Adicional para a Indústria
Salário Mínimo;
Carteira de Trabalho;
Direito de Férias Remuneradas;
Direito à Previdência Social;
Descanso Semanal;
Décimo Terceiro Salário;
Fundo de Garantia por Tempo de Trabalho – FGTS;
Programa de Integração Social; etc.
Com sua morte, Getúlio evitou uma grande revolução
...