TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEFINICAO DE MESOAMERICA E OS POVOS MESOAMERICANOS

Por:   •  9/11/2020  •  Artigo  •  1.991 Palavras (8 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 8

Elisangela porto de Castro

Graduação e Licenciatura em História

Definição de Mesoamérica e Povos Mesoamericanos, Sua Origem e Significado

Tutor: Prof. Everton Luis Sanches

Claretiano - Centro Universitário

Salvador-Ba

2020

Definição de Mesoamérica e Povos Mesoamericanos, Sua Origem e Significado

Elisangela Porto

RESUMO

Este artigo tem como objetivo esclarecer a definição da Mesoamérica, seus povos, o conceito de sua origem e significado. No momento da pesquisa foi possível explorar a transição, relevância e a importâncias desses povos e quais os legados e contribuições trouxeram nos aspectos cultural, social, educacional e politico.

O artigo em questão foi elaborado a fim de apresentar uma visão e entendimento facilitado ao leitor, podendo assim agregar conhecimento e disseminação do conteúdo de forma assertiva.

PALAVRAS-CHAVES: Mesoamérica; povos mesoamericanos; origem; significado

ABSTRACT

This article aims to clarify the definition of Mesoamerica, its peoples, the concept of its origin and meaning. At the time of the research, it was possible to explore the transition, relevance and importance of these peoples and what legacies and contributions they brought in cultural, social, educational and political aspects.

The article in question was prepared in order to present an easier view and understanding to the reader, thus being able to add knowledge and dissemination of the content in an assertive way.

KEYWORDS: Mesoamerica; Mesoamerican peoples; source; meaning

  1. DEFINIÇÃO MESOAMERICA

De acordo com (apud León Portilla, p.25), a origem do termo Mesoamérica passou ser utilizado, por Eduard Seler um estudioso alemão no final do século XIX. Com o intuito de designar a região no qual floresceu a maior cultura indígena no México Central e meridional e em territórios adjacentes dos países do Norte da América Central.

Muito mais que uma região a Mesoamérica é uma cultura do continente americano, cujo nome tem origem grega e seu significado aproxima-se de América Intermedia. A região Mesoamericana é marcada por conter uma diversidade cultural variada, quando comparada a das zonas baixas da América do Sul. Marcada por possuir diferentes idiomas e uma vasta multiplicidade em seu dialeto, quando os espanhóis adentraram a referida região sua divisão era  apresentada por uma linha imaginaria onde o rio Sinaloa que desaguava no Pacífico encontrava-se com o rio Pánacu que desembocava no Golfo do México. Ao sul, outra linha imaginária passava por parte de Honduras, Costa Rica e Nicarágua. Para uma representação exclusivamente didática, a Mesoámerica foi dividida em 5 regiões: Maia, Oaxaca, Ocidental, Costa do Golfo e Altiplano Central.

  1. POVOS MESOAMERICANOS E SUA ORIGEM

Os povos mesoamericanos eram povos que habitavam a região da Mesoamérica antes da conquista dos europeus sendo dividida em 6 povos: Olmecas, Teotihuacanos, Zapotecas, Maias, Toltecas e Astecas

Esses povos desenvolveram diferentes maneiras de como pensar o mundo, os modos como contavam e os tipos de escritas que criaram são importantes características culturais deles.

Os Olmecas foi um dos primeiros povos a desenvolver civilizações complexas, uma das muitas que desempenharam um fundamental papel no desenvolvimento do intercambio cultural sendo uma das grandes influencias entre os povos se tornando um dos mais poderosos e prósperos que passaram pela Mesoamérica. Sua sociedade foi estabelecida entre os anos de 1200 a.c até 400 a.c, localizada na região da costa de Veracruz, sua região era rica em rios e pântanos.

Por meio da organização religiosa e cerimonial, os olmecas ganharam mais influencias culturais, política e econômica por boa parte do território mesoamericano, chegando a Guatemala e Costa Rica.

Dessa forma, muitas das sociedades pós-Olmecas, como os Maias e a Teotihuacán possuíam traços herdados: elementos artísticos, arquitetônicos, ritualísticos e especialmente religiosos.

Para alguns pesquisadores Teotihuacán, também conhecida como a “metrópole dos Deuses”, foi consolidada como a primeira cidade da zona mesoamericana, e, talvez de toda américa, localizada em um vale do planalto central, cerca de 40km a nordeste da atual cidade do México.

Teotihuacán possui as 3 pirâmides mais famosas da Mesoamérica: pirâmide do sol, da lua e da serpente.

O nome para essa civilização foi dada pelos Astecas, povos que ocuparam essa região depois de seu abandono, pouco se sabe sobre o real acontecimento que dizimou essa civilização, o que se sabe é que a cidade foi encontrada totalmente incendiada e destruida.

No mesmo período em que a cidade de Teotihuacán foi desenvolvida no vale do México central, outras grandes civilizações emergiam organizando suas vidas em sociedade de forma hierarquizada e complexa como os Zapotecas, no Sudoeste e os Maias, no sudeste atual do México.

 Os Zapotecas são grupos indígenas do México, sua população está concentrada na parte meridional do estado mexicano de Oaxaca, conhecidos como “pessoas das nuvens” por viverem em regiões montanhosas onde construíam suas cidades nos picos das montanhas. Sua capital foi fundada no monte Albán e depois em Mitla. Essa civilização nomeava as pessoas a partir do seu calendário, criavam mecanismo de irrigação com os vales que possuíam rios para manter a população, uma vez que sua base econômica era baseada na agricultura. Eram povos politeístas e animista, acreditavam que todo ser que possuía movimentos, tinha dentro de si uma força espiritual e essa força deveria ser reconhecida e adorada. No monte Albán eram realizados sacrifícios humanos, rituais e comemorações. Todo esse desfecho pode ser comprovado devido a sua forma de comunicação e escrita da época, imagens que representam palavras e contam histórias gravadas nas paredes e montes onde foram interpretadas por pesquisadores.

Os Maias conhecidos como povos do leste por outras civilizações, seu domínio perdurou por mais de um milênio, os primeiros vestígios de sua civilização são anteriores ao ano 1000 a.c, mas o apogeu dessa cultura se da ao ano 300 d.c, neste período os maias já haviam fundado cidades por grande parte da américa central e as mais poderosas cidades se localizavam na Guatemala e México. Os maias não chegou a estabelecer grandes impérios mas, se dividiam em cidades/estados independentes ou pequenos reinos onde eram praticados intensivos intercâmbios culturais e comerciais porém, em vários momentos travaram lutas contra os próprios povos ou se aliavam para combater um inimigo comum, sua economia era baseada na agricultura onde a produção do milho e do cacau se destacava. Pode-se dizer que os Maias foram uma das mais importantes, antigas e sofisticadas civilizações do planeta, elegendo avanços significantes para a matemática, astronomia e arquitetura, passando a ser reconhecida por suas pirâmides, monumentos, fortalezas e centros cerimoniais além de ser uma das poucas culturas a possuir seu próprio sistema de escrita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (105.4 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com