Docencia Do Ensino Superior
Monografias: Docencia Do Ensino Superior. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: adrizub • 2/7/2014 • 628 Palavras (3 Páginas) • 392 Visualizações
DOCENCIA DO ENSINO SUPERIOR E SEUS DESAFIOS
INTRODUÇÃO
Diversos estudos vem abordando discussões relacionadas a formação de docentes para atuação no ensino superior, qual o seu verdadeiro papel social? Seu significado na complexa sociedade? Sua função e os desafios do mundo contemporâneo? Questionamentos fundamentais para uma pedagogia lúcida,reflexiva,crítica e acima de tudo responsável. A docência no ensino superior surge de um profissional gabaritado para desempenhar sua função profissional, as especialidades sempre direcionadas para o aperfeiçoamento profissional, não voltado em primeiro momento para a docência. As universidades formam profissionais nas mais diversas áreas, estes que detém conhecimentos específicos de suas formações, sendo que uma parcela destes profissionais direciona-se para a prática da docência do ensino superior, sem ter em seu curriculum a pratica pedagógica para a formação de novos profissionais, não dando a amplitude necessária para a prática do ensinar, conceito este que não é tratado na sua essência e seus desafio constantes que perduram a evolução do ensinar e aprender.
Ao discorrer sobre as competências docentes no ensino de nível superior no Brasil, Masetto (2002) relata que, nas últimas duas décadas,tem havido grandes movimentos sobre a atividade docente, revelando significados e valores até então pouco considerados. Destaca que a docência universitária exige competências próprias e profissionalismo,com a finalidade de contribuir efetivamente para colocar na sociedade cidadãos corretos e profissionais competentes.
DESENVOLVIMENTO
O desafio da formação do docente segue caminhos complexos e desafiadores na evolução histórica da educação, os questionamentos focados em como ensinar, as metodologias adequadas e principalmente como aprender a ensinar, como planejar mudando o foco e dando maior amplitude na formação acadêmica. Não focado somente em repasse de informações, mas sim no desafio de ensinar a interpretar, dar nova dimensão, agregar ao conhecimento do indivíduo a capacidade de interpretar sua realidade e na busca da transformação social.
Estudos e técnicas pedagógicas são abordadas e discutidas frequentemente com o objetivo de ampliar os conhecimentos, ajustar e dar novo entendimento ao papel do educador como formador. De forma mais específica destacamos alguns autores que voltam seu estudos na abordagem do tema, como Masseto (2000) que ressalta a necessidade de se repensar o papel do professor universitário, visto que destes se exigem competências próprias que necessitam ser aprendidas no contexto de suas práticas, o que requer: Ensino, produção e divulgação do conhecimento, sendo que os conceitos e nomenclaturas estão sendo alterados, como por exemplo “assistir aula”, passando a ser vista como “fazer aula”, que toma uma dimensão muito maior, não existindo receitas prontas, porem possibilidades de reflexões e posturas pedagógicas que podem agregar valor e mudanças das práticas, não focado simplesmente em desenvolver e reconhecer modelos prontos,mas extrair através do conhecimento conceitos que transformem seu papel social, tornando o cidadão critico e capaz de gerir sua própria existência.
...