TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESPECTATIVAS PARA A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

Por:   •  15/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  729 Palavras (3 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo

Um dos princípios contemporâneos para a qualidade do ensino nas Universidades é formação do professor especialistas com visão de pesquisador e incentivador de práticas que levem ao aperfeiçoamento. A prática docente requer do professor formação sólida e consistente, especialmente na sua didática e seu engajamento e sempre aperfeiçoar os saberes referentes à sua área pedagógica. A formação de professores compreende a importância do papel fundamental do professor como aprofundador científico e pedagógico do ensino x pesquisa, voltados na concepção idealista de docência e pesquisa, sinalizando os saberes pedagógicos não como um depósito de saber, mas, desafiando o que se impõe o relacionamento entre docência x pesquisa x ação docente.

Palavras-chave:

DOCÊNCIA, PRÁTICA PEDAGÓGIA, PEDAGOGIA, FORMAÇÃO.

Introdução:

A formação do Professor universitário é um dos princípios básicos de qualidade na universidade. A prática docente requer uma formação consolidada, as experiências dão à universidade a condição de local de formação e lócus cultural, Nessa perspectiva constrói-se uma teia de relações que torna possível a produção de sentidos, perpassadas pelas relações de poder que se estabelecem na relação espaço-lugar da formação (Cunha, 2009).

Nessa visão, as instituições formadoras de professores na década de 90 encontrou um campo fértil para a formação de professores, no ponto de vista teórico e metodológico, a construção da identidade e a valorização profissional não eram de encontro a políticas públicas que ofereciam condições favoráveis ao profissional e sua especialização, o "reconhecimento do professor como ser humano e como profissional sensibilizado e estimulado para o seu autodesenvolvimento" (Pimenta, Anastasiou, 2002: 45).

Os Desafios:

Na Universidade Pública os professores são selecionados por suas competências como pesquisadores, porém, ainda que possuidor de uma gama de conhecimentos específicos, esses professores poucas das vezes apresentam as atribuições específicas, necessária à prática da profissão docente. O exercício do magistério tem por base mais a reprodução dos saberes que tiveram do que propriamente o significado do Ser Docente, segundo (Cunha, 2006) Teoria de prática, articuladas entre sim, se constituem nos alicerces da formação.

A Formação contínua e constante dos profissionais universitários, no sentido de qualificação e aperfeiçoamento científico e pedagógico é um dos princípios básicos que norteiam a qualidade universitária, esse foi um dos fatores que estimulou o aumento dos programas de Formação continuada, a grande maioria dos professores possui lacunas na sua formação pedagógica e atuação docente, demonstrando dificuldades na adoção e utilização de novas metodologias, estratégias e materiais de apoio. Os professores, quando chegam à docência na Universidade, trazem consigo inúmeras e variadas experiências do que é ser professor. Essas experiências que muitas vezes guiaram sua opção profissional acabam por influir suas escolhas pedagógicas e até mesmo seu relacionamento com os alunos. Espelham-se nos professores que foram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (62 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com