EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Por: Daiana Fontana Cecatto • 2/6/2018 • Trabalho acadêmico • 4.927 Palavras (20 Páginas) • 313 Visualizações
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
CECATTO, Daiana Aparecida Fontana[1]
VICENTINI, WILLIAN ROBERTO (professor)[2]
RESUMO
Uma das missões da escola é desenvolver uma educação de qualidade que proporcione aos alunos o desenvolvimento de cidadãos éticos, críticos, reflexivos e participativos na sociedade. Diante disso é imprescindível uma base que possibilite uma visão mais ampla sobre a diversidade cultural local, regional, nacional e mundial. Através da educação patrimonial é possível contemplar o conhecimento sobre o patrimônio mundial, nacional e local. Desta forma os estudantes podem aprender na prática o que é contemplar a história do local em que vive. Diante disso a educação patrimonial desempenha um papel fundamental na educação do aluno. O presente trabalho intitulado “Educação patrimonial no ensino de História e Geografia” foi realizado através de pesquisa usando fontes tais como livros referentes ao assunto e, também artigos científicos publicados na internet. Tendo como principal tema a educação patrimonial, o trabalho abordou a questão da importância que esta área, presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) possui no contexto escolar e, como ela pode contribuir no ensino-aprendizagem dos componentes curriculares. Além de conceituar os termos patrimônio, patrimônio histórico e sua importância para a história local e para a aprendizagem dos alunos, o trabalho tem como objetivos específicos mostrar definições de patrimônio cultural, arqueológico, material e imaterial, e também mostrar o valor que pesquisa deve ter para o ensino-aprendizagem na vida do aluno. Ao final do trabalho há várias sugestões de atividades para o docente trabalhar em sala de aula com a educação patrimonial.
Palavras - chave: Educação. Patrimônio. História. Geografia.
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho intitulado “Educação patrimonial no ensino de História e Geografia” tem por objetivo geral buscar através de uma pesquisa bibliográfica em livros e, também em artigos científicos e sites na internet informações sobre a educação patrimonial. Através da pesquisa questionou-se sobre como a educação patrimonial pode contribuir no ensino-aprendizagem dos componentes curriculares.
A escolha do tema, Educação Patrimonial, ocorreu pela fascinação que a acadêmica possui por História e pelo fato do tema ir ao encontro dos componentes curriculares de História e Geografia, e inclusive dos PCNs. Através da educação patrimonial é possível contemplar os patrimônios locais, valorizando assim o local em que o aluno vive. Desta forma os estudantes podem aprender na prática o que é apreciar a sua própria história, e a história do local em que vive, pois só a partir do momento que eles compreenderem a importância de sua identidade cultural, de suas memórias e da cultura, é que eles irão valorizá-las.
Atualmente, vive-se a cultura da sociedade de informação, onde prevalecem as tecnologias, o moderno, etc. Isso acaba muitas vezes fazendo com que os indivíduos excluam o que remete ao passado, como algo sem importância. Essa visão errônea deve ser combatida através da educação patrimonial nas escolas. Diante disso é notória a importância do professor como um mediador do conhecimento, e não apenas detentor, como era antigamente. O professor tem como papel motivar e instigar o aluno a buscar o conhecimento.
Além de conceituar os termos patrimônio, patrimônio histórico e sua importância para a história local e para a aprendizagem dos alunos, o trabalho tem como objetivos específicos mostrar definições de patrimônio material, imaterial, arqueológico e também mostrar a importância da pesquisa para o ensino-aprendizagem na vida do aluno. E como último objetivo, sugeriu-se trabalhar um roteiro de estudo em sala de aula com os alunos.
2 EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Uma das preocupações das instituições escolares é a formação de cidadãos, e, isso vai além do fornecimento de informações e de teorias. A escola é, depois da família um lugar de socialização, seguido posteriormente da vida em sociedade. Na escola a criança e o adolescente aprendem valores, normas, conhecimentos sobre o mundo. É através do processo educativo que o individuo é transformado em cidadão, reconhecendo-se como sujeito dotado de direitos e deveres. Diante disso é imprescindível uma base que possibilite uma visão mais ampla sobre a diversidade cultural local, regional, nacional e mundial.
Para atingir esse objetivo, nada melhor que a educação patrimonial, que abre um leque de interessantes possibilidades para a construção das identidades e memorias coletivas e de noções que envolvem a cidadania, como os direitos humanos e os valores da alteridade, da ética, da solidariedade. Além disso, a educação patrimonial tem o papel de conscientizar nossos aprendizes da responsabilidade de cada um pelo bem geral, no lugar onde vive e na sociedade como um todo. (FIGUEIRA e MIRANDA, 2012, p. 07)
A ideia expressa pelos autores acima mostra que a educação patrimonial vem ao encontro dos interesses da escola no que tange à construção de identidades e memórias, bem como no exercício da cidadania. Desta forma os estudantes se sentirão responsáveis de certa forma pela preservação e manutenção das memórias e do patrimônio do local em que vive. Primeiramente é importante destacar o que é patrimônio:
O patrimônio é algo que por ter um valor a ele atribuído, é deixado para as futuras gerações. Pensemos, então, no Patrimônio Histórico. O que pode ser considerado como valor a ser transmitido pelas próximas gerações. (...) A palavra patrimônio deriva de pai e de pátria, podendo ser definida, em um sentido, como herança familiar ou herança nacional. (CANO et.al, 2012, p. 91).
De acordo com o trecho citado acima, patrimônio é algo que possui um valor e que é transmitido para outras gerações. Os mesmos autores ressaltam ainda que as significações de valores são resultados de processos históricos e por isso, o que pode agregar valor hoje, amanhã (futuro) poderá não ter o mesmo valor. Isso pode ocorrer pelo fato do patrimônio estar relacionado com os valores de um determinado período. “Dentre essas noções, estão a ideia de identidade. Na maioria das vezes, a preservação de algo está relacionada à identidade de determinado grupo, seja local, ou até nacional.” (ibidem, p. 92).
...