Educação Do Piauí No Periodo Republicano
Ensaios: Educação Do Piauí No Periodo Republicano. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: gatinhaalencar • 30/11/2014 • 480 Palavras (2 Páginas) • 2.542 Visualizações
Educação no Piauí
O final do século XIX o período republicano foi marcado por um importante acontecimento para a vida política do país – a proclamação da República, em 15 de novembro de 1889. Em que o país precisava assumir uma nova identidade e à educação coube a tarefa de moldar os contornos da nova sociedade nascente.
No Brasil, muitas reformas ocorreram no período da Primeira República no setor educacional, acompanhando o clima de reformas que vinha acontecendo no país, o Piauí também estruturou as suas escolas. Contudo, muito do que foi implantado não surtiu efeito e a educação continuou marcada por dezenas de problemas e desajustes onde continuou um grande número de analfabetos mesmo com as ampliações das escolas em que os sinais reais de avanços só vieram em 1910, com a Lei nº 548 que permitiu a criação da Escola Normal e os Grupos Escolares. A Escola Normal tinha o papel fundamental de formar as professoras que seriam encaminhadas para os Grupos Escolares.
A partir da criação da Escola Normal Oficial “Antonino Freire”, em Teresina, o ensino voltado para a formação de professores se consolidou e disseminou-se no Piauí.
Outra das inovações educacionais, ocorrida com o advento da República, foi a criação dos grupos escolares, que surgiram para substituir o modelo de escolas isoladas existentes , em que o ensino era realizado na própria casa
do professor a um só tempo para alunos de variados graus de aprendizagem. Os grupos escolares eram formados por classes seriadas que reuniam alunos conforme o grau de adiantamento de cada um. Que partir da segunda década do século XX, esse modelo de organização escolar começa se expandir pelas principais cidades do Piauí; As demais modificações ficaram por conta da nova proposta curricular; o tempo escolar também foi modificado recebendo o recreio entre as aulas.
As professoras formadas diante a tantos preconceitos adotaram uma nova postura, valorizando o aluno e baseando sua prática pedagógica em atividades mais concretas onde os livros tornaram-se mais acessíveis, as salas de aulas mais aconchegantes, enfeitadas de mapas, globos e cartazes. A relação professor-aluno tornou-se mais afetiva; os castigos abrandaram e as datas comemorativas passaram a fazer parte do calendário escolar. Com efeito, a educação escolar no Piauí, seguiu os mesmos passos da educação no Brasil.
No entanto a educação do Piauí demorou por muito tempo a se concretizar de fato, sua implantação ficou marcada por avanços e retrocessos. Além disso, era alto o índice de analfabetismo e o contexto da educação piauiense estava dissociado totalmente da realidade do trabalhador, essa característica, sobretudo afastava o interesse pelo ambiente educacional.
Portanto, apesar das melhorias empreendias, a educação do Piauí precisa melhorar e ir muito mais além de forma a atender com qualidade todos os seus níveis de ensino e de forma concomitante atender a demanda de recursos humanos cada vez mais qualificados para acompanhar as mudanças ocorridas numa sociedade que evolui rapidamente à luz das novas tecnologias.
...