Educação Patrimonial e Ensino de Historia
Por: AngelicaSol • 21/5/2022 • Trabalho acadêmico • 6.488 Palavras (26 Páginas) • 110 Visualizações
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CENTRO UNIVERSITÁRIO CELSO LISBOA
HISTÓRIA – LICENCIATURA
Amanda Arão dos Santos
Angelica Carla Valladares dos Santos Araújo
Beatriz Borges da Silva
Fabricio Almeida de Freitas
Igor Eduardo Martins dos Santos
Karina Maria Caetano dos Santos
Renan Bonifácio Venuti
PROJETO EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E ENSINO DE HISTÓRIA
“DOMITILA A “POMPADOUR TROPICAL”
Rio de Janeiro 2021
Amanda Arão dos Santos
Angelica Carla Valladares dos Santos Araújo
Beatriz Borges da Silva
Fabricio Almeida de Freitas
Igor Eduardo Martins dos Santos
Karina Maria Caetano dos Santos
Renan Bonifácio Venuti
PROJETO EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E ENSINO DE HISTÓRIA
“DOMITILA A “POMPADOUR TROPICAL”
Projeto de Conclusão do Sexto Núcleo apresentado aos professores Aryanne Faustina e Rafael Cupello do Curso História do Centro Universitário Celso Lisboa para obtenção do grau de licenciados em História no sexto Período.
Orientadores: Aryanne Faustina e Rafael Cupello.
Rio de Janeiro 2021
SUMÁRIO
RESUMO
- INTRODUÇÃO.
- JUSTIFICATIVA
- RELEVÂNCIA
- REVISÃO DE LITERATURA
- OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS
- METODOLOGIA
- PLANO DE ATIVIDADE
- CONCLUSÃO
- ANEXOS
- REFERÊNCIAS
Resumo
Observando o cenário de descaso, com nossos patrimônios, podemos dizer que obter uma educação patrimonial, deveria estendido a todos os períodos da educação.
Afim de escolher um entre tantos prédios tombando, podemos observar que o Solar da Marquesa de Santos, não só caiu no esquecimento como foi engolido pelo crescimento desordenado da cidade do Rio de Janeiro. Um dos poucos prédios do período do império, especificamente o primeiro reinado, ele atualmente se encontra escondido por uma enorme cerca de metal entorno de todo o terreno, sobre o pretexto de restauração do prédio e de seus jardins, tornando impossível a visitação ao mesmo. O descaso é notório e quando paramos para ter o solar como objeto de estudos vemos como a negligência vem de muito de muitos anos, associada a políticas que se desfazem do passado como algo desnecessário.
Palavras-chave: Patrimônio, Primeiro Reinado e Domitila de Castro
- INTRODUÇÃO
Falar sobre Domitila de Castro Canto e Melo, é esbarra sobre a qualidade de amante do imperador mas como futuros historiadores será que ela foi somente isso? Quando nos deparamos com a possibilidade de trabalhar com o solar veio a figura da mulher que deixou um legado que poucos sabem, tanto que ao citar seu nome a população conhece como a amante do rei, a “favorita”, mas e ela foi muito que uma amante. Ficou conhecida como a “Pompadour Tropical” uma comparação com Madame Pompadour, conhecida por ser amante do rei Luís XV da França.
Assim como a Madame Pompadour, Domitila no registros pesquisados, mostra o quanto ela exercia um poder sobre decisões junto ao imperador e a corte, tendo as mais visibilidade do que a imperatriz. Paulo Rezzuti, nos mostra isso em seu livro Domitila: A verdadeira história da marquesa de Santos, onde ele diz: “... Ser um cortesão significava, entre outras coisas, manter-se próximo do centro de decisões administrativas e políticas e com isso granjear postos e empregos privilegiados. Era recomendável não ter muitos escrúpulos. Buscava-se fazer tudo o que estivesse ao alcance para desfrutar da boa amizade do imperador...”.
Tamanha esse lugar de falar que Domitila cria inimigos, pois muito querem estar no seu lugar, não como “amante”, mas como conselheiro junto ao imperador, e com assim poder colocar em prática benefícios que seriam de próprio interesse.
Esse projeto sobre patrimônio tem como objetivo principal a educação patrimonial, porém ao deparar com o solar percebemos que as possiblidades que ele pode nos trazer vai muito além. Vamos poder reconhecer que ao analisar e examinar as lembranças de Domitila de Castro Canto e Melo, a sua casa no Rio de Janeiro tem uma importância esquecida quando lhe atribuem o título e amante e a de São Paulo, seria seu momento de redenção. O acervo do solar não se encontra existentes na sua moradia no Rio de Janeiro, situado no bairro de São Cristóvão, moradia essa que lhe foi dada pelo imperador D. Pedro I, afim de que eles pudessem ficar mais próximos, o acervo conta com de mais de 3,500 itens, aguardando para retornar a exposição quando o Solar quando restaurado e aberto novamente ao público. Porém o solar não foi apenas palco para abrigar o romance de Domitila e Pedro, iriam acontecer reuniões, que influenciaram a política e a corte no primeiro reinado e Titila faz o seu diferencial, deixa sua marca. Apesar de passar muito anos de sua vida, quando seu romance com Dom Pedro I finda, ela se muda em definitivo para São Paulo se dedicando a caridade até o findar de seus dias. A figura da Marquesa de Santos de tempos em tempo e colocada em histórias de romances, novelas e séries ou de forma particular como foi na série a “Marquesa de Santos” que foi transmitida na instinta Tv Manchete em 1984 e serviu de ponte para a novela “Dona Beija” que nada tem a ver com a história de Domitila a não ser o fato que Dona Beija também é conhecida por ser uma cortesã, ambas se Período Imperial no Brasil.
Descobrir que Domitila foi uma grande mulher, que possuía força ao ponto de ser ouvida, o que para as mulheres da sua época era quase que impossível tanto que a imperatriz por alguns não era bem vista por possuir estudo e conhecimento, fato esse que muito incomodava alguns homens, e a favorita mesmo não possuindo a mesma bagagem de Leopoldina, também possuía estudo o que mais ainda acentuava a rivalidade com os estavam na corte. Mesmo que de forma leviana, Titila se torna importante e permanece na história, mas quando falamos leviana é no sentido de que ela se torna apenas conhecida por ser amante, quase sempre dessa forma retratada, diminuído assim a importância e qualidade de uma mulher perante a sociedade, fazendo com seu legado se torne quase que irrelevante até para os tempos atuais, visto que ainda a palavra amante se tornou quase seu algoz apagando sua presença como uma mulher importante, para a sociedade e em particular paras as mulheres do seu tempo e atuais..
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