Era Vargas - Resumo
Por: Lawlpiz • 16/11/2018 • Resenha • 1.435 Palavras (6 Páginas) • 331 Visualizações
Era Vargas
Divisor de aguas
“Vargas foi bom ou foi ruim?” História não é novela, por um lado temos avanços e por outro retrocessos. Hoje estamos em um mundo muito dicotômico, esperando o mal absoluto ou o bem absoluto. E isso não explica um contexto, não da conta das peculariedades, dos detalhes de uma época.
Vargas foi uma figura mto complexa.
Divida em três fases:
Governo Provisório ( 1930 -1934) Vargas assume o poder, e encontra uma serie de oligárquicas que vão contra, os que perderam em 30. Ele precisava de sustentação e o exercito o deu essa sustenção. Até 32: intervenção do estado na economia, queima do café, contra o execedente tentando melhorar a economia. Ministério do comércio, urbanização, o governo intervencionista, trazer indústria, comprar maquinas.
Pq isso não satisfez sp? E em 32 começa a revolução? Pq queriam uma democratização e vargas n fez, vê ele como um ditador e discurso de que o estado era a locomotiva do pais, levava o pais nas costas. Guerra civil de 32. Vargas ganha e convoca a constituição
Voto secreto, feminino, mal o bem faz o que sp queria, temos com isso
Governo Constitucional (1934-1937)
Nova constituição
Divisão do poder
Algumas leis trabalhistas já nessa constituição
O presidente com um papel importante
Ensino básico para o bem publico e o conteúdo que vai ser ensinado.
O estado como organizador/ fomentador da economia
O primeiro presidente eleito pelo congresso e vargas é eleito
Polarização ideológica mto forte
Integralista (plinio Salgado) x aliança nacional libertadora (luis prestes). Primeiros fascistas e segundo socialista, liberalista, todos que iam contra os integralistas.
Intentona comunista -> fracasso. E vargas começa a usar isso como propaganda, o comunismo esta chegando, a democracia é um regime fraco para essa ameaça .
Plano cohen ( plano de ameaça comunista) é falso feito isso para justificar o golpe;
Estado Novo (1937-1945) período ditatorial
Discurso nacionalista
Radio como instrumento de difusão do pensamento
Quem o conduziu ao poder? Revolução de 30 que o leva ao poder, fim da republica oligárquica. O grupo que o coloca no poder é um grupo mto heterogêneo. Burguesia, militares, oligárquica.
Constituição apolaca.
O Estano novo nomeia os interventores e esses interventores nomeam o prefeito. Tudo centralizado. Fechamento do legislativo, os partidos tbm estão fechados pq no todo a as partes e a diversidades, na democracia é o dialogo. Vc tem cerimonio de queima das bandeiras. É o discurso de calar as partes
Personalismo politico “ditadura de Vargas”
Quem governou como ele? O exercito, a burguesia industrial pq o seu projeto era desenvolver a indústria com o capital nacional, substituir as importação, não isola quer vender mais e comprar menos.
Faz o controle do operariado, leis trabalhistas no centro urbano e não no rural n ocupa o lugar dos coroneis, por isso muda tbm o perfil de trabalhador, mtos vao pra cidade em busca de trabalho.
“pais dos pobres e mae dos ricos” tem as leis trabalhistas, mas controla o operariado pra não ter greves, n ter revoltas e continuar trabalhado e dando lucro para os ricos.
Paternalismo: herança até hj. O salvador, que vem para salvar
Dopis: policia politica, aparelho para controle, ganhando e garantindo a ordem publica
Doi: propaganda, falar bem do governo, idolatrar, imprensa controlada, n tem corrupção, n tem pontos negativos.
Nacionalismo : valorização do brasil
Samba de exaltação – aquarela do brasil
Malandro arrependido
Radio era fundamental, não havia tv
Voz do brasil, aproxima com o trabalhador , noticiário produzido pelo governo,
1 de maio
Dia da independência
Monitoração educação
Burguesia, exercito e burocratização
Estado novo: autoritarismo, nacionalismo, apartidarismo ( não tem partido), trabalhismo.
Chega a segunda guerra, adota uma estratégia pendular, não se posiciona, cai pros dois lados. Aliados: EUA, Inglaterra, União soviética x Eixo: Italia, japao, Alemanha. Faz comercio com os dois. Cai para os dois lados, só que os eua começam a pressionar e nesse tempo tem navio brasileiro sendo atacado pelos alemães, ma gnt morre.
Com isso vargas assume uma posição e brasil entra na guerra ao lado dos aliados, e nasce uma contradição: o brasil que era autoritário, luta contra regimes de tipos iguais e junto dos democráticos. Vem pressão, começa um processo de abertura, tem anuncio de eleição, abertura de partidos.
Militares que o opoiavam, ve a possibilidade de vargas continuar no poder e em 45 o destitui e termina a era vargas.
2º Reinado: politica externa 1840-1889
Processo de estabilidade, depois da regência.
Características: Alinhamento com a Inglaterra era uma potencia da época, Credora, exportadora e importadora, possuía colônias.
Envolvimento brasileiro nas questões ou conflitos platinos: bacia do prata- Brasil e Argentina disputavam a hegemonia
Inglaterra tinha interesse na região do prata
O alinhamento bra/ingl foi abalado pela questão Christie (1861-65) Envolveu dois episódios: naufrágio do navio príncipe de gales – costas rs, a partir disso a inglaterra representada por william Christie exigiu ressarcimento;
Segundo episodio: prisão de marinheiros ingleses bêbados no rio de janeiro; christie quer retratação;
Foi eleito um pais para fazer arbitragem: Bélgica para mediar o conflito; Ela deu ganho de causa ao Brasil; e a Inglaterra]? Aceitou pq viu que poderia tirar dinheiro do brasil de outra forma, com parcerias econômicas que na vdd eram exploração econômica.
Conflitos Platinos: 24 milhoes de libras comercializando do brasil, 11 milhoes da Inglaterra, e o Paraguai 500 milhoes.
O Uruguai tinha o partido branco e colorado; controlados ora por brasil, ora por argentina, quem controla o Uruguai iria controlar a entrada do prata pq Uruguai era isso. O PARAGUAI DE solano lopez era industrializado, bem desenvolvido e via que qndo algum desses dois países controla-se o Uruguai eles iam parrar a entrada dele no comercio platino e foi o que aconteceu. Foi oq aconteceu,
...