Escravidao no trabalho
Por: marcelmachado22 • 27/8/2015 • Trabalho acadêmico • 336 Palavras (2 Páginas) • 262 Visualizações
Escravidão no trabalho
1)Introdução: Trabalho e escravidão: breve contextualização
No momento em que dialogamos em escravidão, até hoje se torna um assunto muito polêmico e então certas pessoas não se importam mais com o tema e se fazem de desentendidos para certas circunstâncias. A escravidão terminou a muito tempo, mas atualmente ainda há escravos de fato, e estão por aí, ocultos e escondidos. Há forças atuando na escravidão no trabalho essa força é nas lavouras, prostituição com crianças e adolescentes, com imigrantes, comércio, indústria, entre outros.. Antigamente a escravidão era maior e mais aberta e hoje em dia ainda há, porém a extinção fez com que casos de escravidão fosse mais sigilosos e discretos.
2 Trabalho escravo no século XXI: agentes causadores
Podemos visualizar sim os agentes contemporâneos do trabalho escravo, e na maioria das vezes são pessoas com poder aquisitivo maior, seriam eles: donos de bordéis, donos de terras, empresários de lojas, indústrias entre outros. Eles atuam botando seus funcionários a trabalhar a uma carga horária pesada, sem descanso, com uma remuneração baixa na maioria das vezes, escondem em um lugar escuro e com má alimentação.
3. Escravidão e ética:
A escravidão hoje em dia é um problema de consciência ética, porque envolve exatamente o que é realmente consciência ética que é o respeito, responsabilidade, postura profissional entre outros aspectos que envolvem o lado emocional do funcionário.
4) Conclusão:
Com base nesse contexto, podemos concluir que uma das soluções para acabar com a escravidão é a fiscalização trabalhista das prefeituras ser mais rigorosa e acompanhar mais diretamente as empresas. A fiscalização teria que ser diretamente envolvido nesse processo. O responsável seria a fiscalização semanalmente visitando algumas empresas e ter uma analise completa do local, principalmente nos fundos das organizações, onde geralmente ficam as pessoas que sofrem com a escravidão e se por a caso a empresa ter funcionários escravos, a organização deveria ser punida com multa ou fechando o local, seria de acordo com cada caso.
5) Referência bibliográficas utilizadas:
BOSCATTO, Eli. A vergonha da escravidão contemporânea. < http://lounge.obviousmag.org/por_tras_do_espelho/2014/01/a-vergonha-da-escravidao-contemporanea.html#ixzz3L1jCKSCd >
...