Evolução das habitações no Brasil
Artigo: Evolução das habitações no Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sffs • 2/6/2014 • Artigo • 360 Palavras (2 Páginas) • 174 Visualizações
t h h td sgg regr egreheg erb rb rs r rre gk j lgj gklf Quando o homem se fixa à terra, busca maior conforto, construindo sua casa com cômodos separados de acordo com as funções que lhe interessa(dormir, estar, cozinhar). Segundo Vasconcellos, a planta quadrada que era única nos ranchos, divide-se em cruz. Com essa divisão passa a habitação a receber melhor acabamento, evidenciado esta realidade no revestimento das paredes com argamassa de barro ou de cal e areia, também caiadas. Surgem as esquadrias, com enquadramento pesado, folha de madeira, forros de esteira de taquara ou tabuado grosso. O pé direito é baixo, com aproximadamente 2,50 (dois metros e cinqüenta centímetros), abrindo-se as janelas em proporção quadrada, à igual distância dos frechais e baldrames.
Estas primeiras casas da Capitania das Minas Gerais, apresentam partido com plantas, cômodos e janelas quadrados postas à meia altura das paredes. O pano do telhado é em telhas semi-cilindricas grandes, que avançam em beirais apoiados em cachorros de madeira ou série de telhas sobrepostas (beira-seveira).
Com a consolidação das povoações (1720-1750), conforme apresentamos anteriormente, constituíram-se as famílias, e a habitação ampliou-se em multiplicadas partes. Em princípio com ”puxados” aos fundos ou para frente, aproveitando a mesma cobertura. As plantas se fazem então em “U” ou em “L”, tendo os cômodos periféricos com diminuta altura.
Na maturidade das povoações tais arranjos não mais atendiam aos desdobramentos das famílias, que pela melhoria econômica das povoações, buscavam ampliação do conforto em sua habitações. Passou-se então a construir casas alteadas do chão por embasamentos mais altos, tangenciando os arruamentos e acabadas com maior apuro. Aqui foram desprezados os partidos quadrados, alongam-se transversalmente em retângulos proporcionados, mas às vezes ainda decorrentes do quadrado. Os pés direito passam a 3,00 (três metros) ou 3,50m(três metros e cinqüenta centímetros), e as janelas se alteiam aproximando dos beirais. A distância entre elas e os frechais é agora a metade do espaçamento inferior, entre o peitoril e o baldrame.
1ª fase – 1700 a 1750 – Casa simples de pau-a-pique e cobertura vegetal;
2ª fase – 1750-1800 – Casa de pau-a-pique ou alvenaria de adobes ou pedra, mas coberta de telhas;
...