FRIGORÍFICOS REFERENCIAL TEÓRICO
Por: Naiara Corra • 18/7/2019 • Bibliografia • 800 Palavras (4 Páginas) • 189 Visualizações
2 REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 Riscos em Frigoríficos
Indústria Frigorífico são esforços de industrialização a agregar produto de origem animal no processamento de abate de carnes e derivados.
Segundo André Roberto, produção industrial no Brasil em frigoríficos está em constante crescimento, gerando milhares de empregos, sendo hoje o país um dos principais exportadores de carnes do mundo (Revista da Associação Brasileira 2014) e nesse meio, os riscos de causar sérias doenças ocupacionais gerados por esforços repetitivos (LER, DORT), acidente com materiais cortantes, sobrecarga de maquinas pesadas, danos psicológicos, jornadas exaustivas, exposição a ruído, exposição ao frio são grandes. Lamentavelmente é o causador de muitas doenças ocupacionais em milhares de pessoas e o quadro de adoecimento é absolutamente preocupante. E por essas razões torna se tão importante a obrigatoriedade do uso dos EPIs (conforme a NR-06 ligada ao PPRA), o treinamento e a conscientização de trabalhadores para que os riscos sejam reduzidos.
E uma entrevista com “Afastados”, afirma Psicólogo Social Inácio Walter, que o trabalho em frigoríficos torna algo instrumental, e o sujeito é descartado assim que perde a produtividade (Instituto Humanistas Unisinos, 2011) Pois de acordo com Sandro Sardá frigorifico é o setor onde mais ocorre doenças ocupacionais no brasil e chegam a realiza 120 movimentos por minutos que corresponde a mais de 1 segundo.
Nos frigoríficos, as mulheres são as que mais sofrem por lesões repetitivas, são cerca de 80 a 120 movimentos por minutos numa desossa de frango, além da exposição a ruído, frio, que em alguns casos causa queimaduras pela exposição excessiva ao frio. (Sindicarne 2015)
2.2 Apresentando o Espaço de Frigoríficos
Dados apresentados por uma pesquisa jornalística intitulada “Moendo gente: a situação do trabalho nos frigoríficos” (2013) destaca que as atividades relacionadas a produção de carnes no Brasil são muito rentáveis e ocupam espaço importante em nossa economia; em contrapartida, é um dos setores que mais lesionam seus trabalhadores.
Figura 1: A importância das atividades de frigorífico no Brasil
[pic 1]Fonte: Moendo gente: a situação do trabalho nos frigoríficos
Antes de iniciar a apresentação da norma regulamentadora 36, é importante conhecer as dependências do ambiente de trabalho relacionado ao frigorífico, bem como as exposições a que o funcionário acaba sendo exposto no exercício de suas atividades laborais em frigoríficos, conforme se apresentará na figura 2.
Figura 2: Exposição a riscos no trabalho em frigoríficos
[pic 2]
Fonte: Moendo gente: a situação do trabalho nos frigoríficos
Neste mesmo documento, alguns depoimentos de ex-funcionários relatam a agressividade da atividade, dentre eles está Laura, ex-funcionária de frigorífico em Mato Grosso” (Moendo gente: a situação do trabalho nos frigoríficos, 2013), segundo ela, o serviço no frigorífico é de um burro de carga, sentia as mãos congelarem durante o trabalho. E tinha muita dor nos ossos, mesmo depois do expediente.
...