TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fascimo: a origem e evolução

Artigo: Fascimo: a origem e evolução. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2014  •  Artigo  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 2

FASCIMO

A ORIGEM E EVOLUÇÃO

Entre as décadas de 1920 e 1940, surgiu e desenvolveu-se, em alguns países da Europa, o fascismo. Era um sistema político, econômico e social que ganhou força após a Primeira Guerra Mundial, principalmente nos países em crise econômica (Itália e Alemanha). Na Itália, o fascismo foi representado pelo líder italiano Benito Mussolini. Na Alemanha, Adolf Hitler foi o símbolo do fascismo, que neste país ganhou o nome de nazismo.

Segundo o autor Andrew Heywwod, as origens e o significado do facismo geram um grande interesse histórico e, não raro, desentendimento ferozes. Não há um fator único, por si só, que tenha sido o responsável por seu aparecimento; ao contrário, ele surgiu de uma complexa variedade de forças históricas existentes no período entreguerras que é uma fase da História do século XX que vai do final da Primeira Guerra Mundial até o início da Segunda Guerra Mundial, ou seja, entre 1918 a 1939. Este período é marcado por vários acontecimentos mundiais de extrema importância para entendermos a História mundial dos anos seguintes.

Algumas das complexas variedades de forças históricas existentes no período entreguerras citadas por eles foram:

- Que alguns governos já haviam se estabelecidos.

- Que a sociedade européia fora desmantelada pela experiência da industrialização.

- Que o período após a Primeira Guerra Mundial foi profundamente afetado pela Revolução Russa

- Que a crise econômica mundial da década de 1930 deu o golpe de misericórdia nas democracias já fragilizadas.

Os regimes facistas não foram derrubados por volta popular nem por protestos, e sim por causa da derrota na Segunda Guerra Mundial. Desde 1945, os movimentos facistas só conseguiram sucesso marginal, o que levou alguns acreditar que o facismo fosse um fenômeno específico do entreguerras. Para outros o fascismo é considerado um perigo onipresente, e vêem suas raízes na psicolgia humana. E na definição de Erich fromm(1984) trata-se do "medo da liberdade".

Na Itália, Mussolini e na Alemanha, Hitler formavam organizações paramilitares que utilizavam a violência para dissolver comícios e manifestações operárias e socialistas. Adolf Hitler,ditador nazista, elaborou um programa nazista quase sitemático no qual juntou o nacionalismo alemão expansionista, o antissemitismo racial e a crença na luta implacável. Sua visão de mundo era a teoria histórica que destacava a incessante batalha entre alemães e judeus, representando respectivamente as forças do bem e do mal.

O autor destaca que a civilização moderna produziu maior liberdade individual, mas, com ela, veio o perigo do isolamento e da insegurança. Assim, os indivíduos acabam buscando segurança na submissão de um lider ou um Estado totalitário. Com a política instável e com a crise econômica dá-se a possibilidade do facismo reaparecer. Uma vez que isso já aconteceu no passado, seria ingênuo desprezar a possibilidade do fascismo no futuro.

Concluimos que o surgirmento do Fascismo deu-se após a Primeira Guerra Mundial. Apresentou-se como um movimento revolucionário. Embora tenha entrado em crise

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com