Fichamento casa grande e senzala
Por: Kary Anjos • 9/3/2017 • Resenha • 368 Palavras (2 Páginas) • 536 Visualizações
.1 - “Formou-se na América tropical uma sociedade agrária na estrutura, escravocrata na técnica de exploração econômica, híbrida de índio – e mais tarde de negro – na composição. [...]” (Pg. 65)
1.2 - “A singular predisposição do português para a colonização híbrida e escravocrata dos trópicos, explica-a em grande parte o seu passado étnico, ou antes, cultural de povo indefinido entre a Europa e a África. [...] ” (Pg. 66)
1.3 - “A mobilidade foi um dos segredos da vitória portuguesa; sem ela não se explicaria ter um Portugal quase sem gente, um pessoalzinho ralo, insignificante em número [...] conseguido salpicar virilmente do seu resto de sangue e de cultura populações tão diversas e a tão grandes distâncias uma das outras [...]” (Pg. 70)
1.4 - “[...] a mulher morena tem sido a preferida dos portugueses para o amor, pelo menos para o amor físico. [...] ” (Pg. 71)
1.5 “Outra circunstância ou condição favoreceu o português, tanto quanto a miscibilidade e a mobilidade, na conquista de terras e no domínio de povos tropicais: a aclimatabiliade. ” (Pg.72)
1.6 - “O português não: por todas aquelas felizes predisposições de raças de mesologia e de cultura [...], não só conseguiu vencer as condições de clima e de solo desfavoráveis ao estabelecimento de europeus nos trópicos, como suprir a extrema penúria de gente branca para a tarefa colonizadora unindo-se com mulher de cor. [...] multiplicou-se o colonizador em [...] população mestiça, ainda mais adaptável do que ele puro ao clima tropical. [...] ” (Pg. 74)
1.7 - “[...] Sua capacidade de trabalho, sua eficiência econômica, seu metabolismo alteram-se menos onde a higiene e a engenharia sanitária, a dieta, a adaptação do vestuário e da habilitação as novas circunstancias criam-lhe condições de vida de acordo com o físico e a temperatura da região. [...] “ (pg.
...